Imagem ilustrativa da imagem SOLIDARIEDADE - Campanha em prol das crianças com câncer
| Foto: Marcos Zanutto
A construção da unidade está em andamento: espaço adequado e confortável



Uma das referências do tratamento oncológico no Brasil, o Hospital do Câncer de Londrina (HCL) está entre os dez maiores do país. Na região, é o único capacitado para realizar procedimentos mais complexos em crianças. Sonho antigo, a construção de uma ala exclusiva para quimioterapia pediátrica está em andamento, mas ainda é preciso adquirir equipamentos e móveis, que devem custar cerca de R$ 326 mil. E conseguir recursos para ajudar a equipar essa nova unidade é o objetivo da campanha que a ONG Viver realiza em parceria com o Instituto Ronald McDonald.
"O McDia Feliz vem a somar conosco, porque se a gente não tivesse essa arrecadação seria muito mais difícil angariar essa verba. Isso tem uma importância muito grande para conseguir melhorar o atendimento às crianças", ressaltou a presidente da ONG Viver, Lorena Guskuma. "O valor do projeto é alto e só conseguiremos atingir o sucesso com a participação da comunidade, o envolvimento de todos. As crianças que lutam contra o câncer merecem", reforçou.
Neste sábado (27), todo o valor arrecadado com a comercialização do lanche Big Mac, nos restaurantes da rede McDonald’s, será destinado à unidade.
Oncologista pediátrica do HCL, Tânia Issa Anegawa, explica que crianças e adolescentes com câncer necessitam de um tratamento diferenciado. "Um espaço adequado, descontraído, lúdico e confortável vai fazer toda a diferença, pois a criança não se sentirá assustada e o tempo de espera será menor. Não será apenas para o bem da criança, é para o bem de todos os outros pacientes", apontou.
Ela acrescenta ainda que, com a nova ala será possível ter uma equipe específica e preparada para a quimioterapia pediátrica. "Atender estes pequenos heróis faz com que eles criem vínculos e sintam-se mais confortáveis sem ansiedade", observou a médica.
A parceria da ONG Viver com o Instituto completa 13 anos e já propiciou conquistas importantes para a entidade londrinense. A atual sede, o carro, o consultório odontológico e também o terreno que comportará a ampliação da sede foram adquiridos através da campanha. "No ano passado também ajudamos o Hospital do Câncer a comprar os equipamentos do centro cirúrgico pediátrico", lembrou Lorena.

APOIO INTEGRAL
Fundada em 2001, a ONG Viver presta apoio a crianças e adolescentes com câncer, internadas e em tratamento nos hospitais do Câncer e Universitário de Londrina. É oferecido um trabalho importante de suporte a famílias dos pacientes, oriundos de 57 municípios do Paraná. Atualmente são 140 crianças cadastradas.
Na sede da entidade, elas contam com alimentação, hospedagem, cestas de alimentos, suplementos nutricionais, medicação fora do internamento, auxílio para próteses ortopédicas, além de acompanhamento odontológico, psicológico, nutricional e assistência social. O local também oferece diversas atividades socioeducativas. "Prestamos todo esse apoio a famílias por que sabemos que nesse momento de fragilidade elas necessitam muito amor e carinho, que é o que mais se encontra na Ong Viver", reforçou a presidente Lorena Guskuma. Todo este trabalho é realizado sem apoio do governo e a entidade sobrevive apenas de doações.

SERVIÇO
Para aderir à campanha basta adquirir um tíquete do Big Mac, no valor de R$ 15,50, até sexta-feira (26) na ONG Viver ou no balcão em um dos restaurantes McDonald’s no dia do evento (27). Além dos tíquetes, a entidade comercializará produtos promocionais como bottons, camisetas, copos e baldes de pipoca. A ONG Viver fica na Rua Lucila Ballalai, 391, fone (43) 3343-0044.