Uma visita pra lá de inusitada chamou a atenção de quem passava pela Rua Matilde Alves Sposito, no Conjunto Maria Cecília (Zona Norte de Londrina), durante a tarde de quinta-feira. A responsável pelo alvoroço no bairro foi uma jovem siriema, capturada por um dos moradores que decidiu levá-la para sua casa até que a Polícia Ambiental fosse acionada.
Com aproximadamente 50 cm, dois quilos, cauda longa e crista elegante, a ave terrestre (prefere correr do que voar) foi encontrada pela Polícia Ambiental dentro de um quarto da residência, em aparente estado de estresse. Ela chegou a bicar os moradores e alguns policiais e só se acalmou quando foi colocada em uma gaiola e encaminhada à sede da 2 Companhia de Polícia Militar Ambiental.
Segundo o comandante da Companhia, capitão Ricardo Eguedis, a ave foi examinada e encaminhada ainda ontem para Icaraíma, cidade localizada a 70 quilômetros de Umuarama (Noroeste), onde será solta na mata.
Apesar de ainda não saber o motivo do aparecimento da ave, que é típica do Cerrado, na região, a polícia investiga a possibilidade de transporte irregular do animal. Denúncias sobre maus-tratos a animais podem ser feitas pelo telefone 0800 643-0304 ou pelo (43) 3341-7733.