Objetivo da atividade foi chamar a atenção para a importância de atravessar corretamente
Objetivo da atividade foi chamar a atenção para a importância de atravessar corretamente | Foto: Celso Pacheco



Motoristas impacientes quase causaram acidentes na manhã de quarta-feira (21),
na Rua Benjamin Constant (área central de Londrina), durante uma ação de conscientização organizado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).



Os condutores não pararam na faixa de pedestres e quase atropelaram os atores da Escola de Circo de Londrina e do Grupo Chikinha, que realizavam malabarismos e outras performances. O fato aconteceu na frente de vários agentes da CMTU, que anotaram as placas dos veículos infratores.

O Palhaço Bokinha, que foi um dos que quase foram atropelados, ficou indignado. "Você viu? Quase fomos atropelados fazendo uma ação justamente para os motoristas no trânsito. Não sei mais o que fazer para conscientizar essas pessoas", desabafou.

O Palhaço Strimilik destaca que a ação foi concebida dessa forma justamente para promover orientação de forma prazerosa. "Com palhaços e acrobatas essa informação chega de forma mais tranquila e mais leve", apontou.

O coordenador de Educação de Trânsito da CMTU, Carlos Ribeiro, afirmou que essa ação diferente é para chamar a atenção para o uso da faixa de pedestre. "O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já diz que o maior deve cuidar do menor no trânsito", apontou.

A ação enalteceu a importância de atravessar no local correto, conforme previsto no artigo 254 do CTB. O aposentado Irineu Lopes, de 65 anos, confessou que fez a travessia fora da faixa, mas que não costuma fazer isso costumeiramente. Alegou que estava com pressa e que não havia veículos por perto. "Essa ação da CMTU é importante. O certo é atravessar na faixa mesmo", afirma.

A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que segue até sábado (24). Nesta quinta-feira, em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, as alamendas Manoel Ribas, Miguel Blasi, travessas Pe. Eugênio Herter e Bernardo Greis (área central) ficarão fechadas das 7 horas às 17h30. No local serão desenvolvidas atividades lúdicas e educativas para as crianças, além de distribuição de pipoca e algodão doce.

Também na quinta-feira, às 20 horas, está programado um passeio ciclístico para todas as idades. A saída será na Travessa Pe. Eugênio Herter, em frente à Catedral. O percurso será de 20 km. Agentes da CMTU darão orientações sobre como pedalar com segurança e falarão também sobre direitos e deveres para os ciclistas no dia a dia do trânsito.

Na sexta-feira (23), às 12 horas, haverá comemoração do Dia do Agente de Trânsito, com a inauguração da sala de convivência para os servidores. Nas noites de sexta-feira e sábado estão previstas blitz (lei seca) em parceria com a Polícia Militar.