Água, sorvete. Mais água, milk-shake. Basta dar uma volta pelo centro da cidade para avistar diversas pessoas com uma garrafa de água na mão ou com o copo de alguma bebida, tentando de alguma maneira, refrescar-se do calor. Os últimos dias têm sido bastante quentes, mas segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) a temperatura pode subir ainda mais.
''Londrina ainda não atingiu nem 35 graus. Temos registrado máximas de 33 graus e essa temperatura está normal para essa época do ano. O que faz esquentar tanto é a falta da chuva'', disse Pedro Costa, meteorologista do Simepar.
Costa explica que os relógios instalados no centro da cidade não registram a temperatura média, mas sim a sensação térmica, o que geralmente, aponta cerca de três a quatro graus a mais que a temperatura média. ''O relógio sofre influência da radiação solar, do aquecimento do asfalto, etc. Tudo isso faz ele registrar uma temperatura que é percebida apenas naqueles pontos onde estão instalados.''
Quiosques no meio do calçadão estão dobrando seus estoques, principalmente de água. Todos os dias muitas das pessoas que passam pelo centro da cidade acabam não resistindo e param em algum lugar para comprar alguma coisa que possa amenizar a sede provocada pelo calor. ''Eu não acho que o calor desse ano está normal. Para mim está muito mais quente que o ano passado. Parei aqui pra comprar uma água porque o calor está insuportável'', comentou o advogado Vagner Barrados, enquanto comprava água na Casa do Café, localizada no calçadão.
Mas, os dias quentes podem proporcionar vantagens para algumas pessoas, principalmente para proprietários de clubes ou comerciantes. Pontos de venda de água mineral, por exemplo, têm aumentos significativos de pedidos. A proprietária das Águas Marçal, Leila Dalben, disse que apesar da época do ano ter menos clientes na cidade, por causa das férias, a venda tem aumentado cerca de 50%. ''Clientes que pediam dois galões de água por semana estão pedindo quatro'', comentou.
Lojas de eletrodomésticos também acabam sendo bastante procuradas para a compra de ventilador e ar-condicionado. ''A procura por ventilador aumentou cerca de 30%, principalmente de dezembro pra cá. Muitos procuram aqueles ventiladores de teto também, que têm mais de uma utilidade'', disse o funcionário de uma loja de eletrodomésticos da cidade.
Registros do Simepar mostram que, pelo menos até o final da semana, Londrina continuará com os dias quentes. A previsão mínima para hoje (quinta) é de 22 graus e a máxima, 33. Até sábado não haverá muitas variações na temperatura, mas pode haver casos isolados de pancadas de chuva, o que segundo o órgão, ainda será pouco para amenizar o calor.