Curitiba - Seis pessoas foram executadas no início da madrugada de ontem no bairro Xaxim, em Curitiba. A chacina aconteceu em uma residência na Rua Benedito Lúcio Machado. Os cinco homens e uma mulher seriam usuários de crack e foram mortos por dois homens encapuzados, que, segundo testemunhas, chegaram e deixaram o local andando. De acordo com o delegado Rodrigo Oliveira, da Delegacia de Homicídios, cada vítima foi executada com pelo menos três tiros - todos na cabeça.
A casa pertencia a Valdir Fagundes Pereira, 47 anos, uma das vítimas. As outras são Marcos Roberto Barbosa, 35, Rafael Starium Machado, 24, Valdir Fagundes Pereira, 47, Celso Juliano dos Reis, 33, e Elizabete do Rocio, 40. Um agente do serviço reservado da Polícia Militar (PM) informou que o local já havia sido denunciado como ponto de tráfico. Segundo ele, era comum usuários de drogas se reunirem no local. O PM disse ainda que a região do Xaxim onde aconteceu o crime concentra vários pontos semelhantes. Nada foi roubado na residência.
A cunhada de Valdir Pereira, Juscelene Fagundes Pereira, que vive na casa ao lado, disse que escutou a ordem: ''Todo mundo de bruços''. Depois vieram os disparos. ''Foi um horror. Pareciam vários foguetes. Em casa, deitamos no chão com medo das balas passarem'', relembra.
Ela conta que no bairro todos sabiam que a casa era usada como ponto de reunião de usuário de crack. Juscelene afirmou ainda que Pereira tinha bom relacionamento com todos no bairro. E garante que ele não era traficante, apenas usuário. ''Não desconfio quem pode ter sido. Só ouvimos os tiros'', conta.
A polícia trabalha com várias linhas de investigação, como acerto de contas e disputa por ponto de tráfico. O delegado disse que duas armas diferentes foram usadas no crime, uma pistola calibre 9mm e outra calibre .380.