A Polícia Civil prendeu no final de semana, em Alvorada do Sul (67 km ao norte de Londrina), dois homens armados de revólveres identificados como seguranças de Homero Palma, arrendatário da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, ocupada há um mês por 42 famílias. Eles estavam em um bar, ameaçando frequentadores com as armas.
Samir Marçal Nacur, 21 anos, e Paulo Sérgio Pereira Costa, 26 anos, têm passagens pela polícia de Cornélio Procópio e no Estado de São Paulo por furto e roubo. Testemunhas disseram que eles procuravam os sem-terra que estão acampados na fazenda.
A família Palma confirmou à polícia ter cedido as armas aos seguranças. ‘‘Os rapazes disseram que foram contratados para fazer a segurança de um barracão e da casa de Palma. As armas apreendidas foram emprestadas por amigos de Palma’’, comentou o delegado de Bela Vista do Paraíso, Luiz Carlos Azevedo, que está investigando a origem das armas. Além dos revólveres, foram encontrados com os dois homens 31 projéteis intactos. Homero Palma deve ser ouvido nos próximos dias sobre o incidente. Nacur e Costa estão detidos à disposição da Justiça.
Depoimento Luiz Carlos Azevedo confirmou para amanhã o depoimento de três sem-terra envolvidos em conflitos armados que ocorreram na fazenda e a queima da Brasília do arrendatário Homero Palma. Os sem-terra, alegando estar sem advogado, não compareceram à primeira intimação na semana passada.
‘‘O comando do MST em Londrina confirmou os depoimentos para hoje. Além dos três intimados, pedi para que o advogado apresente mais pessoas. Espero ouvir pelo menos seis sem-terra para esclarecer a origem dos conflitos’’, disse. O início dos depoimentos está marcado para às 14 horas, na subdelegacia de Alvorada do Sul.