Isabela Langnor aproveitou a oportunidade para tomar a primeira dose: "Morava no Rio, onde o problema da dengue é bem grave, mas não tem vacina"
Isabela Langnor aproveitou a oportunidade para tomar a primeira dose: "Morava no Rio, onde o problema da dengue é bem grave, mas não tem vacina" | Foto: Fotos: Gina Mardones



As parcerias firmadas pela Secretaria Municipal de Saúde com instituições locais têm dado bons resultados para aumentar a eficácia da campanha de vacinação contra a dengue em Londrina. Nesta segunda (13) e terça-feira (14), alunos e professores do Instituto Federal do Paraná uniram-se para imunizar os alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A meta é atingir 1,5 mil estudantes nos dois dias, mas já nas primeiras horas da campanha o movimento era intenso na sala reservada à vacinação.

Calouro do curso de Engenharia Química, Henrique Pegorari, de 23 anos, morava em Francisco Beltrão (Sudoeste) em 2016, cidade fora da área de abrangência da campanha. Agora, morando em Londrina para cursar a faculdade, ele decidiu prevenir-se contra a dengue e tomou a primeira dose da vacina. "É melhor tomar uma picadinha do que pegar dengue. O pessoal é bem treinado, tem a mão leve, não doeu nada."

Colega de Henrique no curso de Engenharia Química, Isabela Langnor, de 18, também mudou-se para Londrina após a aprovação no vestibular e fez questão de tomar a primeira dose da vacina. "Acho bem importante essa campanha. Estava morando no Rio de Janeiro no ano passado, onde o problema da dengue é bem grave, mas não tem vacina. Nunca tive dengue, mas é bom prevenir."

Aluna do 1º ano de Engenharia de Materiais, Maiara Goulart dos Santos, de 17, tentava convencer as amigas a entrar na fila da vacinação. Ela tomou a primeira dose no sábado, na barraca instalada pela Secretaria de Saúde no Calçadão de Londrina. "Não fiquei sabendo da campanha no ano passado por isso só tomei a primeira dose agora. Acho que faltou divulgação, mas acho bem importante tomar a vacina."

Segundo a coordenadora do curso de Técnico em Enfermagem do IFPR, Juliane Pagliari Araujo, na última terça-feira (7) a campanha aconteceu dentro da instituição e 242 doses da vacina foram aplicadas na comunidade interna. Nesta semana, 70 alunos e professores dos cursos de Técnico em Enfermagem e Ciências Biológicas participam da campanha na UTFPR. "Vamos atender aqui pela manhã, à tarde e à noite, nos dois dias. Como na primeira fase da campanha nós não fizemos esse trabalho in loco, decidimos então oferecer a primeira e a segunda dose. A procura pela primeira dose está sendo boa", comentou. Todos os insumos necessários para a imunização, desde as doses da vacina até as agulhas e seringas, são fornecidos pelo município. Os parceiros na campanha disponibilizam apenas o pessoal.

A Unifil também fez uma parceria com a Secretaria de Saúde e, além de se encarregar da vacinação de seu público interno, irá auxiliar os funcionários do município na campanha realizada no Terminal Urbano entre às 17 e às 20 horas desta terça-feira (14).

De acordo com a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, nem todos os parceiros fazem o trabalho externo, mas mobilizam-se para imunizar a comunidade interna, como é o caso da Unopar e da Faculdade Inesul, onde professores e alunos de cursos da área da saúde também participaram da campanha. "Se as instituições se comprometerem a fazer a imunização da comunidade interna já nos ajuda bastante", disse a coordenadora.

Segundo dados preliminares da secretaria, nesta segunda fase foram aplicadas 7,7 mil doses da tetravalente contra a dengue. Ainda de acordo com a secretaria, há um número maior de pessoas vacinadas, que ainda não foram cadastradas junto ao sistema da Saúde. A meta é aplicar 135 mil doses - vacinar as 35 mil pessoas que já receberam as doses durante a primeira etapa, encerrada em setembro de 2016, e a primeira dose nas que ainda não foram vacinadas.

EQUIPES VOLANTES
Nesta segunda-feira (13), servidores da Saúde em Londrina fizeram a imunização dos integrantes do Tiro de Guerra e nesta quarta e quinta-feira irão até o Sesc da Rua Fernando de Noronha e a empresa de call center Contax. "As empresas podem entrar em contato conosco e agendar a vacinação. Ainda não é uma agenda ideal em número de vacinação, ainda está abaixo, mas está melhor do que na primeira fase (realizada em setembro de 2016)", disse Sônia. O e-mail para contato com a Secretaria de Saúde é o [email protected] . A barraca também continua funcionando no Calçadão durante toda esta semana, das 8h30 às 17 horas, próximo à Rua Professor João Cândido. As doses estão disponíveis ainda em todas as unidades básicas de saúde do município.