Maringá - A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá (Noroeste) deve alterar nesta semana o sentido das ruas Antônio Amaral e Francisco Helebland, entre as avenidas Morangueira e Assis Chateaubriand. A Antônio Amaral terá o sentido bairro Morangueira, e a Francisco Helebland não terá mais mão dupla, apenas o sentido Morangueira bairro. O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, explica que as medidas integram o projeto dos corredores de ônibus, em implementação nas avenidas Morangueira e Kakogawa. Segundo ele, as intervenções serão realizadas em etapas para amenizar o impacto do projeto aos usuários da via.

Além da alteração de sentido das ruas, a Semob instalou semáforos provisórios (após instalação de placas eletrônicas estarão em funcionamento) nos cruzamentos da Morangueira com as ruas 10 de Maio, São Vicente, Florianópolis e Vitória. A semaforização é provisória até que sejam construídos pontos de ônibus na avenida e instalados semáforos definitivos que contarão com ponto de foco para pedestres.

Os corredores de ônibus ligarão a região norte ao centro e integram programa de reestruturação do sistema de transporte coletivo. As obras do programa foram iniciadas em janeiro de 2016. Segundo a prefeitura, o programa de reestruturação do sistema de transporte coletivo é financiado pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2) do governo federal, e contará também com a construção do terminal intermodal, no centro da cidade, que vai substituir o atual terminal urbano, e a transformação das praças Megumu Tanaka e Emílio Fajardo Espejo (Kakogawa) e Ouro Preto (Morangueira) em terminais de integração.