Agência do Trabalhador possui terminais de autoatendimento onde o candidato pode imprimir o documento
Agência do Trabalhador possui terminais de autoatendimento onde o candidato pode imprimir o documento | Foto: Saulo Ohara



Em tempos de crise a disputa por uma vaga no mercado de trabalho pode se tornar bastante acirrada. Muitas vezes o candidato pode perder uma oportunidade de colocação no mercado por não saber expor de maneira adequada suas competências. O secretário do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, Elzo Carreri, explicou que o currículo é uma parte importante da apresentação profissional. Segundo ele, uma das grandes reclamações das empresas que disponibilizam vagas pelo Sine (Sistema Nacional de Empregos) é que muitos trabalhadores que passam pela Agência do Trabalhador e são encaminhados para a vaga enfrentam dificuldades na segunda etapa do processo de seleção, que é a apresentação de currículos. Ele ressalta que muitos deles são apresentados de uma maneira de difícil compreensão. "O currículo possui mais ou menos um padrão de apresentação. Há uma forma de colocar os dados de maneira que fique mais fácil para o empregador visualizar as informações, mas nem sempre a pessoa sabe como fazer isso", destaca.

Pensando nisso, a secretaria municipal está disponibilizando quatro modelos de currículo para o trabalhador para download gratuito no site da pasta - www.londrina.pr.gov.br/trabalho. Os arquivos já têm formato definido, cabendo ao trabalhador apenas preenchê-lo com suas informações pessoais.

Os modelos vão desde o mais clássico até um com layout mais moderno, possibilitando ao trabalhador a escolha do que mais se enquadre ao seu perfil, e que esteja em sintonia com a empresa para a qual ele vai se candidatar

Para baixar o arquivo, basta passar o mouse em cima da aba "Modelos de Currículos", no menu à esquerda da página, e clicar no botão dos modelos que o download começa automaticamente. Os currículos são para uso pessoal do candidato e a Secretaria do Trabalho não fica com currículos, uma vez que o cadastro realizado pelo servidor da SMTER no Sine já tem essa função.

O secretário explicou que o trabalhador pode utilizar os terminais de autoatendimento da SMTER para fazer o preenchimento e a impressão do currículo. "Quem não tiver acesso à internet ou não tiver como realizar a impressão em casa pode utilizar os dois computadores dos guichês de autoatendimento da secretaria para isso. Basta baixar o arquivo e informar os seus dados pessoais de acordo com o modelo. Depois é só mandar imprimir e sair da secretaria com o documento em mãos", relata.

Segundo Carreri, outro problema comum nos currículos é a apresentação com erros ortográficos ou com informações confusas. "Na Agência do Trabalhador existem funcionários treinados que podem ajudar no preenchimento dessas informações", aponta.

O marmorista Gustavo Camargo de Souza, 24, esteve na última sexta-feira (21) na Agência do Trabalhador procurando uma colocação profissional. "Eu me lembro de quando fiz o primeiro currículo foi difícil na época. Hoje já tenho uma base", afirma, elogiando a iniciativa de disponibilizar modelos. "Tem gente que não sabe fazer um currículo; tendo um bom modelo é mais fácil, pois fica do jeito que as empresas querem", aponta.

O fato de poder imprimir o currículo na Agência do Trabalhador também é um diferencial. Thalia Corrêa, 18, busca uma vaga como vendedora ou secretária. Ele relembra que para conseguir o seu primeiro emprego precisou recorrer a um cyber café para poder elaborar e imprimir o currículo. " Eu já estou com meu currículo pronto, mas acho importante esse serviço de disponibilizar modelos de currículos", explica.


DICAS
A presidente da seccional da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Susane Zanetti, ressalta que os currículos devem ter apenas uma página. "Os principais dados ficam no cabeçalho: nome, data de nascimento, número de filhos, estado civil, nacionalidade, dados de contato (endereço da casa e email, telefone residencial e celular).

Na segunda parte, considerando o perfil do público que frequenta a Agência do Trabalhador, ela aponta que a pessoa pode optar por colocar primeiro a experiência profissional ou as qualificações. "Se colocar experiência, ela deve colocar o nome da empresa, cargo e três tópicos do que fez no cargo. Se optar pela qualificações, deve escrever sete itens informando aquilo em que a pessoa é boa, como domínio em usinaria, domínio em equipamentos hidráulicos."

Ela explica que os principais erros que os candidatos cometem é que alguns colocam foto e isso não é preciso. Alguns fazem currículos extensos, e isso também não é necessário, assim como não há necessidade de colocar referências. "O currículo deve ser limpo, claro, substancioso e com experiências verdadeiras, pois o empregador tem como descobrir se o candidato mentiu", aponta.

Ela explica que no campo do conhecimento, se a pessoa tiver pouca escolaridade, deve colocar isso no fim do currículo, mas se tiver uma boa formação, pode valorizá-la e colocar no alto do currículo.

CARTEIRA DE TRABALHO
A Agência do Trabalhador deve iniciar a confecção da carteira de trabalho nos próximos 30 dias. A secretaria e o Ministério do Trabalho assinaram convênio para este fim, em junho. "Nesta semana os equipamentos serão instalados e já vamos encaminhar funcionários para realizar o treinamento na Delegacia Regional do Ministério do Trabalho. Serão cinco funcionários que trabalharão exclusivamente com a emissão de carteira. Inicialmente começaremos com três deles operando um terminal, mas quando abrir outro terminal os outros dois começarão a operar nele", aponta o secretário.

Carreri explica que o único local que tem emitido o documento é a Delegacia Regional, que está com uma fila de três mil pessoas. "Isso tem obrigado as pessoas a buscarem o documento em cidades de São Paulo", observa. "Com os dois terminais a pleno trabalho, esperamos zerar essa fila em seis meses", aponta. O secretário informa que o modelo do documento que será emitido deve ser o que possui foto digitalizada, diferente dos documentos que a população tem conseguido em cidades paulistas próximas daqui. "Esse modelo é digitalizado e todos os dados serão inseridos via sistema", aponta.