Acidentes com vítimas fatais aconteceram nos perímetros urbano e rural da avenida
Acidentes com vítimas fatais aconteceram nos perímetros urbano e rural da avenida | Foto: Ricardo Chicarelli



A avenida Saul Elkind é o principal eixo de desenvolvimento da zona norte de Londrina, mas ultimamente tem chamado a atenção pelos graves acidentes de trânsito. Segundo dados divulgados recentemente pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), das 42 mortes registradas no primeiro semestre de 2017, seis foram na Saul Elkind. É a via da cidade, sob responsabilidade da CMTU, que mais teve acidentes com vítimas fatais.

Desses acidentes, três aconteceram no perímetro rural da via, no trecho conhecido estrada da Perobinha, no sentido Londrina-Cambé, que possui pista simples e um fluxo grande de veículos pesados. Nessa localidade foram registradas uma colisão entre carro e moto, duas entre dois carros e um choque com anteparo. Segundo o vigilante Marcos Tomaz de Oliveira, que transita na região com frequência, o problema mais grave é que a pista é utilizada para rachas, principalmente nos fins de semana. "Sempre acontece de um motorista que não possui nenhuma relação com esses rachas ter de desviar dos veículos que disputam essas corridas", declara.

Por possuir pista simples e também sem acostamento, esse prolongamento da Saul Elkind gera mais riscos que a parte urbana da via, que é duplicada. Quando o motorista precisa parar por qualquer motivo, por não haver acostamento, os veículos precisam invadir a faixa de rolamento dos veículos que circulam no sentido contrário.

A reportagem foi ao local e constatou que os riscos aumentam na transição da pista dupla para a simples. O motorista Arnaldo Ribeiro afirma que a sinalização deveria ser melhorada e que os condutores deveriam ser mais conscientes. "O pessoal abusa da velocidade", destaca.

"O problema é o excesso de velocidade e a falta de respeito. Para acabar com isso só tomando a moto e o carro das pessoas. Não tem como a polícia estar em todos os lugares ao mesmo tempo", aponta o professor aposentado Antônio Felício Stoparo. Na sua opinião, o acesso ao residencial Vista Bela também precisa de um semáforo para disciplinar o fluxo de veículos no local.

No entanto, mesmo com a demanda da população, a CMTU encontra uma dificuldade a mais para a instalação de um semáforo. Na entrada do Jardim São Jorge, por exemplo, o equipamento foi danificado a tiros e uma equipe da companhia que tentou fazer o conserto foi ameaçada por pessoas que passaram por lá. "Não temos como fazer o enfrentamento. Um equipamento desses custa entre R$ 30 mil e R$ 40 mil e não podemos instalar onde milícias e facções não permitem, embora haja demanda no local. O bom morador acaba pagando pelo mau. A CPU do equipamento está conosco e estamos estudando implantar o equipamento em outro ponto da mesma via", declara o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco.

ÁREA URBANA
Os óbitos registrados na parte urbana da Saul Elkind ocorreram no cruzamento com a avenida Claudete de Souza (Conjunto Parigot de Souza 1), rua Valdomiro Pistun (Parigot de Souza 3) e próximo à rua dos Pintores (Parigot de Souza). Duas mortes foram por atropelamento e outra por colisão contra anteparo. Nesse trecho há vários estabelecimentos comerciais e, consequentemente, um fluxo grande de veículos e pedestres.

O diretor da CMTU ressalta que em breve deve implantar um pacote de melhoria da sinalização no local, em projeto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina. "O Ippul está elaborando o projeto de revitalização da Saul Elkind e estuda a implantação de semáforos e faixas de pedestres em alguns pontos com base em estudos técnicos, além da padronização de velocidade na via", aponta.



Redução de 14% no índice de vítimas fatais
No primeiro semestre de 2017, 42 pessoas morreram no trânsito londrinense, um número 14,28% inferior ao registrado no mesmo período de 2016 (49 vítimas fatais). Do total, 16 foram de motociclistas, 13 condutores de automóveis e 13 pessoas atropeladas. Os dados constam do levantamento realizado pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), divulgado recentemente. O Placar de Trânsito aponta ainda que foram 1.834 acidentes em 2017 contra 1.724 em 2016, enquanto o índice de pessoas envolvidas subiu de 2.064 para 2.158.

Entre as vias municipais, sob competência da CMTU, a que mais registrou acidentes com mortes foi a Saul Elkind, com seis casos. As avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste somaram uma morte cada uma, enquanto as demais vias computaram 16. As rodovias federais e estaduais, gerenciadas por outros órgãos, registraram 18 mortes.



Avenida foi projetada em 1970

Saul Elkind lidera 'ranking' de mortes no trânsito
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A avenida Saul Elkind é a via principal da zona norte de Londrina e da região conhecida popularmente como Cinco Conjuntos, que recebeu esse nome porque inicialmente foram construídos os conjuntos Aquiles Stenghel, João Paz, Semiramis de Barros Braga, Chefe Newton Guimarães, e Violim. A via foi projetada no final da década de 1970 e fazia parte da política de desenvolvimento do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

A via só recebeu o nome que possui hoje com a publicação do Decreto Executivo 035, de 03 de fevereiro de 1981. Ela começava na antiga estrada Londrina–Warta, junto à quadra 14 do Conjunto Sebastião de Melo Cesar, seguindo na direção leste-oeste margeando os conjuntos Vivi Xavier, Parigot de Souza 2 e Newton Guimarães, do lado direito, tendo do lado esquerdo o Jardim dos Estados e o Conjunto Parigot de Souza 1. Hoje a via se estende de Ibiporã a Cambé.

O nome é em homenagem ao ucraniano Saul Elkind, pai de David Elkind, que foi diretor-geral do DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem), na década de 1980, responsável pelo entorno urbano do atual Terminal Rodoviário de Londrina. Saul Elkind nasceu em 1890 e lutou na primeira Guerra Mundial contra os alemães. Em 1919, após a revolução comunista na Ucrânia, mudou-se para o Brasil. Em 1925, foi morar no Peru, mas acabou voltando ao Brasil e foi morar no Rio de Janeiro. Morreu em 1975. (V.O)