Coleta de recicláveis e de produtos da linha branca será realizada no dia 31 de agosto, nos jardins Paraty e Continental (zona norte de Londrina), pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Cooperativa Coperoeste. A ação faz parte do programa de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Na segunda e terça-feiras (29 e 30), 20 agentes de Endemias do Município farão um trabalho de orientação aos moradores. Segundo o assistente técnico do setor de Endemias da secretaria, Elson Belisário, os agentes irão entrar nos quintais dos moradores, para orientá-los sobre quais materiais devem ser retirados, a fim de que não sirvam de criadouros para o mosquito. A intenção é visitar cerca 1.400 imóveis.
"Vamos orientar cada morador, para que ele retire os materiais recicláveis e linha branca, colocando para a coleta nas calçadas na quarta-feira (31), além de orientá-los sobre o armazenamento correto dos materiais", disse Belisário. Os moradores também irão receber panfletos com orientações. "Nossa intenção é que os moradores façam esse armazenamento dos materiais que podem acumular água constantemente", disse.
Nesta quarta-feira (24), o mesmo trabalho foi realizado no Jardim Maria Celina e em parte do Paraty, também na zona norte. Foram retirados materiais recicláveis e linha branca em 1.135 imóveis.
Também na terça-feira (30) pela manhã, representantes da coordenação de Controle de Endemias e da CMTU irão se reunir para organizar uma grande ação nos bairros San Remo, Sumaré e Bancários, zona oeste, com data a ser definida. A intenção é visitar quase 5 mil imóveis da região.
O município registrou neste ano, segundo a Saude, 13.265 notificações. Do total, foram confirmados 4.321 casos e 6.744 descartados. Outras 2.200 notificações estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.