Devido ao surto de febre amarela em algumas regiões do Brasil, principalmente em parte de Minas Gerais, a Secretaria de Saúde de Londrina orienta que as pessoas verifiquem se estão em dia com a vacinação, principalmente as que têm viagem planejada para áreas silvestres, rurais ou de mata. A imunização deve ser feita no mínimo 15 dias antes da viagem, no caso de primeira vacinação. Em Londrina, a vacinação pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde.
O Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina contra a febre amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos noves meses de idade e um reforço aos quatro anos. Segundo a coordenadora de Imunizações da secretaria, Sônia Fernandes, no caso de adultos ainda não vacinados são aplicadas duas doses, com intervalo de 10 anos. Ela informou ainda que o Programa Nacional de Vacinação (PNI) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade; para grávidas; pessoas alérgicas à gelatina e ovo; e para aquelas que têm mais de 60 anos, com doença crônica instável.
A febre amarela é causada por um vírus transmitido pela picada de um mosquito. Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, dor de cabeça, nas costas e no corpo em geral, calafrios, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.