O Comitê Gestor Ampliado contra a Dengue em Londrina realiza, nesta sexta-feira (2), às 8h30, uma reunião para debater estratégias e ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. A atividade será no auditório do Instituto do Câncer de Londrina. Estão sendo convidados entidades e instituições da sociedade civil, universidades, autoridades municipais, prestadores de serviço, conselhos municipais, entre outros.
Segundo a diretora geral da Secretaria Municipal de Saúde, Eliana Marussi, a reunião ampliada é um momento importante para que seja reforçada a mobilização da comunidade no enfrentamento ao mosquito. "É uma oportunidade para que todos conheçam as medidas e ações que estão sendo realizadas pelo município no combate ao mosquito. Além disso, há debates e o planejamento de novas atividades, com abertura para sugestões e propostas dos participantes", enfatizou.
Na reunião, a secretaria irá apresentar um balanço geral das atividades que vem sendo desenvolvidas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. Entre os assuntos, estará em pauta os números do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) de 2016. O levantamento, realizado em agosto, apontou índice de infestação de 0,3%, colocando o município de Londrina fora da situação de alerta epidemiológico.