O sargento da Polícia Militar Wilson Bittencourt, 40 anos, morreu ontem de madrugada quando a motocicleta que dirigia, uma CG Turina 125, placa AGI-3152, colidiu com o Fiat Uno Pick Up placa ABB 8801, na avenida Ronald Valter Sodré, na cidade de Ibiporã (14 quilômetros a leste de Londrina). Depois de submetido ao teste do bafômetro, o motorista do Fiat, Luis Osório de Mendonça, 28 anos, foi preso. O resultado apontou que ele estava embriagado, com 1,53 grama de álcool por litro de sangue - o aceitável é até 0,8 grama.
Logo após o acidente, Mendonça foi levado para o Hospital Cristo Rei, de Ibiporã, para curativos, e depois para a delegacia de Ibiporã, onde ficará à disposição da Justiça. O passageiro do Uno, Luis Vieira Pinho, 33 anos, teve algumas fraturas e foi levado pelo Siate ao Hospital Universitário de Londrina.
O corpo do sargento Wilson Bittencourt foi sepultado ontem à tarde no Cemitério Municipal de Ibiporã. Ele teve morte instantânea. Segundo informações da Polícia Militar de Ibiporã, Bittencourt voltava para a casa depois de deixar o trabalho, no posto da PM da região dos Cinco Conjuntos (zona norte de Londrina) à meia-noite de quarta-feira. O acidente aconteceu nos primeros minutos de quinta-feira, informa a PM. Ele era casado, tinha três filhos, sendo o menor com 2 anos e meio.
O Fiat Uno pertence à Protenge Engenharia de Projetos e Obras, de Londrina. O gerente da empresa, Vacir Spolador, diz que não sabia que o carro estava com Mendonça (funcionário da empresa Protemix, que faz parte do mesmo grupo) e Pinho (empregado da Protenge). ‘‘Ele pegou o carro sem autorização.’’
Para o delegado de Ibiporã, Airton Simplício dos Santos, o acidente caracteriza um homicídio por dolo eventual. ‘‘Ele assumiu o risco de provocar um acidente’’, explica. Se o juiz e o promotor público de Ibiporã tiverem a mesma avaliação, o motorista que dirigiu embriagado vai aguardar o julgamento na prisão. A pena, para estes casos, é de seis a 20 anos de reclusão.