A Biblioteca da Vila Cultura Associação de Democratização da Comunicação (Adecom), do Conjunto Saltinho (zona sul de Londrina), começou a ser montada há quatro meses e a coordenação pede a ajuda da comunidade para aumentar o acervo.
As doações, principalmente de literatura infantil e em geral, podem ser feitas na Biblioteca Central e setoriais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e nas bibliotecas públicas.
"A campanha será intensificada na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (de 21 a 28 de outubro), mas ela é contínua. As pessoas podem levar os livros na UEL ou na Biblioteca Pública Municipal e avisar que a doação é para a Adecom", explicou Leda Maria Araújo, coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura.
A Biblioteca da Vila Cultural Adecom será inaugurada no domingo (23), às 16 horas, com brincadeiras infantis, contação de história e apresentação do grupo Az de Pau. A Adecom conseguiu arrecadar cerca de 200 livros, mas a maioria é de auto-ajuda e didáticos. "Ainda estamos estruturando o espaço. Não temos prateleiras, então os livros ficam em cima das mesas e em caixas", contou Nadini Ribas de Oliveira, da Adecom.
A Vila Cultural funciona há dois anos com aulas de capoeira, balé, dança de salão, zumba e crochê. Atende em média 150 pessoas que moram na região sul. Com a biblioteca, a intenção é oferecer contação de histórias para as crianças e facilitar o acesso aos livros. "Às vezes, é complicado para a comunidade ir até a biblioteca lá no centro retirar um livro", comentou Nadini.
Leda defende que o ideal seria que cada bairro tivesse a sua biblioteca. "As crianças que estudam têm acesso na escola. Mas e os pais? Uma biblioteca no bairro seria uma opção de passeio no fim de semana e um espaço de difusão de ações culturais", afirmou a coordenadora.
Além da Biblioteca Pública no Centro, Londrina conta com a unidade do Centro Cultural da Zona Norte, do Ramal Vila Nova (Centro), do Centro de Esporte Unificado do Jardim Santa Rita (Oeste) e está em construção uma no Jardim Ouro Branco (zona sul). (A.M.P.)