Avenida está localizada no Conjunto Ruy Virmond Carnasciali
Avenida está localizada no Conjunto Ruy Virmond Carnasciali | Foto: Paulo Monteiro



Várias ruas do Conjunto Ruy Virmond Carnasciali, na zona norte de Londrina, foram recapeadas há cerca de quatro meses, mas a Avenida da Perseverança ficou de fora, desagradando muitos moradores. A reclamação é do aposentado Paulo Fernando Mendes que diz que a via está esburacada, sem calçada, tomada por poças de água e mato. "Faz cinco anos que estamos aguardando pela reforma da nossa rua e, quando decidiram vir para o bairro, deixaram logo a nossa para trás", lamenta o morador.
Segundo ele, outro problema é o mato alto às margens da via. A vegetação cresceu tanto que ultrapassa algumas árvores. "O bandido pode cometer o crime e se esconder nesse mato. A escuridão é muito grande e também há muitos bichos nesse lugar. Principalmente cobras", afirma o aposentado, acrescentando que há o risco de os galhos atingirem os cabos de energia.
"Em 2009, fizemos a solicitação para que cortassem as árvores desta rua, antes que elas destruam os fios e as casas. O problema é que até hoje não nos atenderam. Ligamos para a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente). Os agentes até vieram, disseram que a nossa rua está na programação, mas que ainda não poderiam executar o trabalho", completa Mendes.

ORDEM DE SERVIÇO
Sobre a capina e a roçagem, a assessoria de comunicação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) explicou que foi aberta a ordem de serviço para atendimento da avenida da Perseverança. Segundo a programação, as equipes responsáveis pela capina e roçagem do terreno devem iniciar o trabalho até o final de fevereiro.
Já o setor de projetos da Secretaria municipal de Obras informou que ainda não há uma resposta sobre a obra de recape ou pavimentação da via. A pasta estaria definindo a execução do serviço de acordo com as prioridades do atual governo. A programação está prestes a ser divulgada. A recomendação é que o solicitante retorne ao gabinete da secretaria e formalize o pedido.
Alexandra Siqueira, responsável pela gerência de Áreas Verdes da Sema, informa que o último pedido (refente ao endereço de Mendes) foi aberto em 2016, e não em 2009 como Mendes havia destacado. Ela confirmou que uma equipe esteve no local em dezembro de 2016 e constatou que a árvore, da espécie "flamboyant", está saudável e não oferecia riscos de queda. Assim, acrescentou Alexandra, não se trata de uma prioridade.