Por vezes a reclamação sobre um serviço público é feita utilizando o canal correto, é acolhida pelo órgão, um número de protocolo é gerado e mesmo assim não há solução. Para quem se deparar com essa situação existem as ouvidorias, órgãos de segunda instância que procuram receber reclamações da população que não foi atendida. Foi o que fez o pedreiro Paulo César Carrasco, que tentou reclamar sobre a falta de sinalização horizontal na Rua Renato Fabretti, Parque Universitário (zona oeste de Londrina). "A primeira reclamação que fiz foi há um ano. Depois de seis meses, voltei a entrar em contato com a CMTU (Companha Municipal de Trânsito e Urbanização), que deu um prazo de 60 dias para fazer o serviço. Esse prazo passou e entrei em contato de novo e reclamei na Ouvidoria."

Para entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Londrina, basta entrar no site da prefeitura e clicar no banner "Fale com a prefeitura - Ouvidoria". O munícipe também pode ligar para 162 ou 3372-4530/4531/4532. Os atendimentos são realizados das 9 às 18 horas. Segundo o ouvidor Alexandre Sanches, esses canais estão disponíveis para fazer reclamações, críticas, elogios, denúncias e pedidos de lei de acesso à informação. "Toda denúncia é feita com garantia de sigilo da fonte", destaca. Ele informa que em março foram abertos 340 processos, mas a partir deles foram gerados 568 processos. "Muitos deles são encaminhados para mais de um órgão. Uma reclamação viária, por exemplo, pode ser direcionada para a CMTU, Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e Secretaria de Obras", explica.

Imagem ilustrativa da imagem REIVINDICAÇÃO - Ouvidoria recebe reclamações, críticas e denúncias



Outros órgão também possuem Ouvidorias. No caso da Copel o número de telefone é o 0800 647-0606 (das 8 às 18h). Na Sanepar o contato é pelo e-mail [email protected]. Na Sercomtel Iluminação o e-mail é [email protected].