Londrina - Na região da fronteira com o Paraguai, no oeste do Estado, todos os caminhos próximos de Foz do Iguaçu são usados por contrabandistas e traficantes. A prova mais recente disso foram os resultados parciais divulgados ontem da "Operação Presságio" da Receita Federal, de combate ao contrabando, ao descaminho e outros crimes fora da área da Aduana da Ponte Internacional da Amizade. Foram apreendidos equipamentos de informática, anabolizantes, maconha e até haxixe escondido em palmilhas de tênis.
A assessoria da Receita Federal destacou que a Zona Secundária -que engloba hotéis, postos de combustíveis, estradas rurais, favelas, depósitos clandestinos- é fundamental para as quadrilhas de contrabandistas e traficantes conseguirem "atravessar" mercadorias, drogas e até armas do Paraguai para o Brasil. Tanto é que grande parte das apreensões são feitas longe da Zona Primária, a Aduana da Ponte Internacional da Amizade.
Contando com uma eficiente rede de informações, os criminosos se valem de uma quantidade enorme de caminhos para burlar a fiscalização em território brasileiro. A Receita exemplifica que, nas favelas às margens do Rio Iguaçu, existem depósitos clandestinos que escondem mercadorias e drogas. Os carregamentos só "saem" quando os responsáveis sentem segurança para fazer o fracionamento das cargas entre outros contrabandistas encarregados pela distribuição em outras regiões do País.
A partir do momento que Receita, com apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal, apertou a fiscalização longe da Ponte da Amizade, em 2004, o volume de apreensões aumentou ano a ano. Em 2008, os flagrantes acumularam o recorde histórico de US$ 82 milhões. Só no primeiro trimestre deste ano, o valor acumulado em mercadorias e veículos somou quase US$ 15 milhões.
Nos primeiros três dias da "Operação Presságio", deflagrada na sexta-feira, a fiscalização apreendeu, só no Posto Fiscal de Medianeira, 46 volumes de mercadorias, principalmente de informática (placas-mãe e notebooks), em abordagens a veículos. Em um Corsa, com placas de Santa Catarina, foram apreendidos mais 53 volumes (notebooks e câmeras digitais) em um fundo falso.
No mesmo posto, os fiscais da Receita prenderam o passageiro de um ônibus da linha Foz do Iguaçu/Maringá, com quase um quilo de haxixe. A droga estava prensada nas palmilhas do tênis que o homem calçava. Após admitir que havia comprado a droga no Paraguai, ele foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Foz. Em um ônibus que fazia a linha Foz/São Paulo, uma mulher foi detida transportando mais de 250 ampolas de anabolizantes e emagrecedores e 224 cartelas de comprimidos indicados para disfunção sexual, tudo sem registro no Ministério da Saúde. Ela foi levada para a PF, em Foz.