Com poucos recursos financeiros, mas muita disposição. Assim funciona um projeto esportivo social que ensina tênis a crianças de 5 a 13 anos do Jardim Santa Cruz (Zona Norte de Londrina). A iniciativa é do bancário Alexandre Luiz Gonçalves, coordenador do projeto que, estimulado pela curiosidade das crianças vizinhas sobre o esporte, resolveu ensiná-las em um campinho do bairro, há pouco mais de um mês.
''Sempre que saía para treinar, alguns deles, que moravam no meu prédio, vinham me perguntar sobre o esporte. E como eu sempre gostei de trabalho voluntário com crianças, decidi doar parte do meu tempo para o projeto'', explica Gonçalves, enfatizando que a prática esportiva é uma maneira de ocupar a cabeça dos pequenos, desenvolver suas habilidades e promover a socialização.
Apesar de ter iniciado há pouco tempo e com o horário das aulas ainda incerto, o projeto já conta com a participação de cerca de 20 crianças de ambos os sexos e tem o apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), de instituições como a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e empresas privadas, que realizaram a doação de raquetes.
Participando do projeto há três semanas, os irmãos Natalia, 7 anos, e Felipe Gaspar, 10, contam que a atividade é aprendizado e, ao mesmo tempo, diversão. ''Quando não estamos na escola, estamos aqui. Não gosto de faltar nenhum dia, porque aqui posso brincar com meus amigos e aprender as técnicas do tênis'', conta o garoto. A irmã complementa: ''uma das coisas que já aprendemos é que, para jogar tênis, é preciso pensar rápido, antecipar qual será o movimento do outro jogador.''
A tia dos pequenos esportistas, Andréia Letícia da Silva Felizardo, revela que a família está orgulhosa pelo interesse das crianças pelo esporte. ''Vir no projeto é uma alegria para eles e uma satisfação para nós, porque nem todos os pais têm condições de pagar aulas de tênis para os filhos. Aqui, nós sabemos que eles estão crescendo ativos e sadios. Os valores trazidos pelo esporte ficam para o resto da vida'', opina a telefonista, enfatizando que antes de participar do projeto, os sobrinhos passavam todo o tempo livre brincando dentro do condomínio ou em frente ao computador. ''A ideia é ótima, porque a maioria das crianças de hoje é diferente das crianças de antigamente, que brincavam na rua.''
A auxiliar de limpeza Angela Maria Porceno, mãe da pequena Isabela Porceno dos Santos, 8 anos, conta que a menina está muito mais disposta para realizar outras atividades do dia a dia, depois que começou a participar das aulas de tênis. ''Ela tem ânimo para fazer as coisas e está até se alimentando melhor, porque chega em casa morrendo de fome, depois das aulas'', diz.
Segundo a supervisora de projetos da Fundação de Esporte de Londrina (FEL), Celita Klepa, a fundação pretende realizar a pintura da quadra do local e auxiliar com o fornecimento de estagiários para consolidação do projeto ainda este ano. ''No ano que vem podemos firmar convênio'', disse.
De acordo com o coordenador do projeto, apesar do apoio da AABB e de ampresas privadas, o projeto precisa de ajuda para a reforma da quadra antes da pintura das linhas. O bancário explica que toda ajuda é bem vinda e as pessoas podem colborar doando sacos de cimento, rede para o campo, raquetes usadas e bolinhas.
Serviço - Quem quiser colaborar para o projeto pode ligar para (43) 8815-6126