Dorico da SilvaPor um trizO piloto Edson Teixeira: pouso forçado e explosão da aeronaveSete paranaenses escaparam, por segundos, da morte em acidente aéreo ocorrido na madrugada de quarta-feira, na região de Campo Grande (MS). O avião bimotor Navajo PT-DGD explodiu após fazer um pouso forçado numa região de pasto a 35 quilômetros da capital do Mato Grosso do Sul. O piloto Edson Teixeira Ferreira, 34 anos, e o co-piloto Anderson Zanelli são de Londrina. Os cinco passageiros são de Campo Mourão e tinham intenção de chegar a Pontes de Lacerda, na fronteira com a Bolívia, para participar do velório de um parente.
Os passageiros são Toyoko Akioshy, 59; Akio Akioshy, 62; Issao Yamaguti, 52; Marina Kiyoko Nabeschima, 58; e Darci Kiyoro Yamaguti, 52. Eles vieram de carro de Campo Mourão. Embarcaram às 20h20 em Londrina e a previsão era pernoitar em Cuiabá, capital do MT, para no dia seguinte continuar a viagem até Pontes de Lacerda, perto da Bolívia.
O piloto conta que parou em Campo Grande para abastecer. Depois, por volta das 23 horas, a 170 quilômetros da cidade, o motor direito do avião perdeu pontência. O piloto acredita que pode ter havido um problema no sistema de alimentação do combustível. Ele planejava pousar num lago, mas teve de descer numa região de pasto. As faíscas provocadas pelo contato com o solo deram início a um incêndio na fuselagem.
Instantes após o grupo ter deixado o avião, houve a explosão. A aeronave foi destruída junto com bagagens e objetos pessoais. O Esquadrão Pelicano, da Base Aérea de Campo Grande, especializado em resgate e salvamento, localizou os destroços e as pessoas cerca de dez minutos após a explosão. Todos foram atendidos no Hospital da Base e liberados ontem pela manhã. Apenas uma passageira teve ferimentos nas mãos.
Edson Ferreira é o proprietário do avião e garante que a manutenção estava em dia. A aeronave não tinha seguro e o piloto não quis fazer comentários sobre o prejuízo.
Não é a primeira vez que ele passa por uma situação como essa. Já teve que fazer uma aterrissagem forçada no Pará, quando trabalhou durante 13 anos nos garimpos, no Norte do País. Edson é piloto de avião há 18 anos, é casado e tem uma filha de oito anos.