Imagem ilustrativa da imagem Quase tudo pronto no Cine Ouro Verde
| Foto: Marcos Zanutto
As 750 cadeiras estão instaladas; o palco e a iluminação também estão prontos


Quatro anos depois de um incêndio destruir um dos símbolos da cultura londrinense, o Teatro Ouro Verde, instalado no Calçadão (área central), está quase pronto para abrir as cortinas para novos espetáculos. As 750 cadeiras estão instaladas aguardando o público, o palco e a iluminação estão prontos. Até a data já está marcada: março de 2017.

O sistema de combate a incêndio foi modernizado, a iluminação geral e cênica já está instalada, assim como o sistema de ar condicionado. O palco ficou maior. Está com 250 metros, 70 metros a mais do que o anterior. "O layout mudou e temos um teatro mais moderno", afirmou o engenheiro Elizeu Gheller, fiscal da obra pela da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A obra está orçada em R$ 16 milhões, recursos do governo do Estado.

Para conclusão estão faltando a instalação do sistema de sonorização, que não constou na licitação da obra, a colocação do elevador de carga e conclusão do piso do subsolo. De acordo com o diretor da construtora Regional Planejamento e Construções Civis José Pedro da Rocha Neto, responsável pela obra, a sonorização não foi licitada ainda, pois há a necessidade de um técnico avaliar a emissão e recepção do som. Essa avaliação só pode ser feita após a instalação de todos os equipamentos, cadeiras e cortinas.

Segundo ele, apesar de ainda não ter sido licitado e nem orçado, o sistema não deve atrasar o cronograma de entrega da obra. O diretor preferiu não comentar o custo do sistema de sonorização. "Temos apenas uma estimativa, porque precisará ser feita uma licitação com especificação do material adequado. Ainda não sei o valor", disse.

O elevador de carga está orçado em R$ 280 mil. O espaço onde ele será instalado foi cedido pela empresa Europart Empreendimentos de Londrina. O termo de autorização de cessão de uso foi assinado nesta terça-feira (20) pela reitora da UEL, Berenice Jordão, e pelo empresário Rachid Zabian, proprietário do Condomínio Autolon. É um corredor com entrada pela Rua Minas Gerais que servirá de acesso de carga e descarga ao palco principal.

Clique na imagem para ver a panorâmica



O empresário cedeu o terreno gratuitamente pelo período de 10 anos. "Essa é uma obra tão importante para Londrina. E este espaço é de suma importância para coroar o Teatro Ouro Verde. Fico feliz em poder colaborar com este espaço e resolver o problema de logística", afirmou Zabian. A reitora ressaltou que a assinatura do termo "é marcante porque é o encontro de visões e interesses que possibilitaram esse momento".

O Ouro Verde foi projetado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas. Inaugurado em 24 de dezembro de 1952 foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 2000. Um incêndio no dia 12 de fevereiro de 2012 consumiu o prédio.
A licitação para sua reconstrução foi autorizada em 2013, mas as obras só iniciaram em janeiro de 2014. A previsão inicial para reinauguração era 2015.