Professores, pesquisadores e profissionais de Proteção e Defesa Civil se reuniram nesta semana no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR) para estruturar cursos de capacitação de profissionais de saúde que possam atuar nos três estágios do desastre: antes, durante a após a sua ocorrência. O Ceped/PR é um órgão do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sepdec) com caráter universitário atuante na captação e desenvolvimento de projetos para a redução de riscos e desastres no Paraná, vinculado a Unespar e à Casa Militar. Sua atuação difere dos modelos internos aplicados em universidades, uma vez que este não é restrito a um departamento ou instituição. Além disso, o Ceped/PR possui parceria e reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e é responsável pela gestão da Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica é voltada à redução de riscos de desastres no Estado do Paraná (Redesastre), voltada à cooperação e intercâmbio científico/tecnológico visando a redução dos riscos de desastres no Paraná redução de riscos de desastres no Estado do Paraná.
Além de estruturarem as diretrizes do primeiro curso produzido pela rede de psicologia da Redesastre, os colaboradores discutiram a formalização do núcleo, bem como suas características. A intenção da sub rede é ser um suporte especializado no amparo social de pessoas em situação de vulnerabilidade e de vítimas de desastres. A parceria entre professores e pesquisadores de universidades ligadas à Redesastre contribui positivamente para a prevenção e a redução de risco de desastres.
Participaram da reunião a professora Dra. Eveline Fávero (Unioeste); a professora Dra. Marly Perrelli (CRP); o professor Dr. Jamil Zugueib Neto (UFPR), a pesquisadora Luana Sorrentino Suguimoto (UFPR) e a Capitão QOBM Franciane Siqueira, do Corpo de Bombeiros do Paraná.