O vereador João Martins (PSL) apresentou um projeto na Câmara que torna lei a instalação de semáforos que emitam sons para pedestres com deficiência visual ou baixa visão. O texto é co-assinado por Eduardo Tominaga (DEM). A ideia é autorizar a Prefeitura de Londrina a implantar o sistema em locais que seriam definidos pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). A proposta não traz nenhuma sugestão de rua ou avenida ao Executivo.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto propõe semáforos sonorizados para deficientes visuais
| Foto: Saulo Ohara/Grupo Folha


Apesar de já existir uma lei federal, Martins, na justificativa do projeto, escreveu que "nada impede que se faça uma legislação local disciplinando a mesma questão". Ele sustentou o argumento lembrando um dos artigos da Constituição Federal, que transfere para os municípios a competência de legislar sobre assuntos de interesse local.

Segundo a matéria, a companhia também fica autorizada a instalar o serviço por meio de licitação ou parceria público-privada. O presidente da Adevilon (Associação dos Deficientes Visuais de Londrina e Região), Nilton Martins dos Santos, destacou que há um dispositivo semelhante ao discutido na Câmara. O aparelho foi colocado em dois semáforos na frente do prédio da prefeitura, na Avenida Duque de Caxias.

Ele é acionado manualmente pelo pedestre. "Tem dado certo. Tudo o que tende a melhorar a acessibilidade em Londrina é bem-vindo", salientou Martins, que, ao ser contactado pela reportagem, disse não saber da proposta em debate na Câmara. "Só tenho a dúvida se estes semáforos sonoras darão certo em pontos de grande fluxo de veículos. Imagina só, é barulho de ônibus, carros
e motos passando a todo momento", completou.

A FOLHA tentou repercutir o assunto com a CMTU, mas a assessoria de imprensa não respondeu as perguntas enviadas.