Guarapuava – A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu em agosto dez estudantes estrangeiros. Eles vieram da Colômbia, da Espanha e do México para intercâmbio acadêmico e permanecerão na instituição durante todo o segundo semestre letivo. Para que se adaptem mais rápido aos nossos costumes e, principalmente, ao nosso idioma, o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro (ERI) lançou o projeto de extensão "Voluntários pela Língua".
"Estudantes da Uncentro são convidados para, voluntariamente, participar de encontros semanais com os alunos internacionais. Uma hora de dedicação com um único compromisso: falar português", explica o coordenador das ações de internacionalização na Unicentro, professor Claudio Melo. "Esperamos que, através desse projeto, eles possam estabelecer relações sociais, criar amizades e possam desfrutar do nosso país e da nossa universidade."
O primeiro encontro dos alunos estrangeiros com os voluntários do projeto foi realizado no campus Cedeteg. A reunião permitiu que os universitários se conhecessem e dessem início às atividades. "Eu espero ajudá-los a se habituar", resumiu Bárbara Karan, acadêmica do curso de Letras.
O colômbiano Daniel Luna conta que estudou português por mais de um ano, antes de vir para o Brasil participar do programa de mobilidade. Mas, quer aprender mais, até ficar fluente no idioma. "É uma língua diferente e ter uma pessoa próxima para isso é uma boa atividade."