Professores aprovados em concurso público para a rede municipal de ensino de Londrina tomaram posse em cerimônia realizada nesta sexta-feira (31), na Prefeitura. Foram empossados 69 professores para o ensino fundamental e 14 para o infantil. Todos trabalharão em escolas da zona urbana. Eles devem começar a trabalhar na segunda-feira (3). Os docentes das séries iniciais do ensino fundamental terão jornada de trabalho de 20 horas semanais e os professores de educação infantil deverão cumprir 30 horas semanais de serviço.

Segundo informações da Secretaria de Educação, a rede municipal conta com 4.180 docentes, sendo 2.894 do ensino fundamental, 961 do ensino infantil, 240 de Educação Física e 85 de 5ª a 8ª série. São 87 escolas municipais e 34 Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI) espalhados na zona urbana e rural de Londrina.

A secretária de Educação, Maria Teresa de Moraes, disse que as contratações são fundamentais, pois existe um deficit grande de professores na rede. Ela informou ainda que também está sendo viabilizada a contratação de 128 professores temporários, para preencher os cargos que estão vagos devido aos afastamentos de professores. Segundo ela, os docentes temporários deverão começar o trabalho depois do dia 1º de maio. "Nós já assinamos a documentação necessária para efetuar as contratações e agora vamos encaminhar para o Jornal Oficial, para fazer o chamamento dos profissionais", explicou.