"Todos os elementos do balé podem ajudar no desenvolvimento de quem não enxerga", afirma a professora, com a aluna Júlia de Grande Almeida
"Todos os elementos do balé podem ajudar no desenvolvimento de quem não enxerga", afirma a professora, com a aluna Júlia de Grande Almeida | Foto: Ricardo Chicarelli/10-06-2017



O projeto "Dançando um sonho", que oferece aulas de balé para crianças cegas ou com baixa visão, está promovendo uma pastelada para arrecadar recursos que serão usados na compra de uniformes e figurinos para o espetáculo anual.

A professora Sabrina Raquel Bueno, responsável pelas aulas, explica que os recursos são importantes para os figurinos da apresentação de final de ano, que ainda não tem local definido para acontecer mas é sempre muito esperado pelos alunos e seus pais. "Fazíamos no (teatro) Zaqueu de Melo, que está interditado. Agora aguardamos a possibilidade de doação de uma data em um teatro", revela. O dinheiro também será utilizado para repor os uniformes, como sapatilhas e colãs. As aulas são realizadas na Praça da Juventude da Zona Norte.

O projeto "Dançando um Sonho", que foi tema de reportagem publicada na FOLHA em 6 de julho, reúne dez alunos cegos ou com baixa visão e uma aluna com síndrome de down. A ideia de ensinar dança a esse público surgiu em 2014, após uma experiência de Sabrina com cegos durante a faculdade de fisioterapia.

A professora elenca as vantagens que a dança pode trazer aos alunos que não veem. "Todos os elementos do balé podem ajudar no desenvolvimento de quem não enxerga", defende ela, que desenvolveu uma metodologia própria para ensiná-los. "Para ensinar, tive que entrar no mundo deles. Eu faço as posições e eles me tocam para aprender. Os cegos têm menos oportunidades porque não há muitas atividades específicas para eles, mas a capacidade de aprenderem é enorme", elogia.

COMO AJUDAR
Para ajudar no projeto, basta entrar em contato com a professora (43 99825 0491), para encomendar as bandejas com dez pastéis de carne e queijo que custam R$ 15. Os pedidos devem ser feitos até 5 de agosto e os pastéis serão retirados no dia 19 de agosto, das 9 às 11 horas, na Praça da Juventude (Av. Henrique Mansano, 697). "Quem puder ajudar, basta entrar em contato que nos mobilizamos para entregar o voucher", explica. Em Ibiporã, é possível comprar o voucher e depois retirar os pastéis na loja Mais Planejados (Rua Ronat Walter Sodré).