Helicóptero transportou uma menina de sete dias de vida, que passará por cirurgia cardíaca
Helicóptero transportou uma menina de sete dias de vida, que passará por cirurgia cardíaca | Foto: Divulgação/Hospital do Coração


O heliponto do Hospital do Coração – Unidade Bela Suíça, em Londrina, registrou na manhã desta terça-feira (25) o primeiro pouso de uma aeronave trazendo um paciente; no caso uma menina, de apenas sete dias de vida, que estava internada em Cascavel (Oeste) e passará por cirurgia cardíaca. Com isso, Londrina passa a ter um hospital preparado para receber helicópteros, aumentando a agilidade e a segurança em transportes aeromédicos.

"A paciente que recebemos hoje precisa de atendimento especializado que, no Paraná, só há em Londrina e Curitiba. É um caso considerado grave. Por isso, o transporte tinha que ser o mais ágil possível. Quanto menor o tempo de permanência dela fora de uma estrutura hospitalar, melhor", explicou o cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital, Gualter Pinheiro Júnior.

De helicóptero, os quase 400 quilômetros que separam a cidade do Oeste do Paraná de Londrina foram vencidos em apenas 1h40. Se o pouso tivesse ocorrido no Aeroporto seria necessário passar a pequena paciente para uma ambulância e gastar pelo menos vinte minutos no trânsito. "Ela está em uma incubadora e precisa que tudo seja muito suave", complementou o médico.

O heliponto do Hospital do Coração – Unidade Bela Suíça foi concluído recentemente e já recebeu a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a diretora geral da instituição, Cristina Sahão, a estrutura está à disposição da comunidade e mesmo pacientes que tiverem como destino outros hospitais da cidade podem utilizar o heliponto. "Londrina é um polo muito importante de saúde dentro de uma macrorregião. Por isso, é importante evoluirmos, abrirmos portas."