Será realizada neste sábado (16) a festa em comemoração ao Dia da Nossa Senhora do Silêncio, promovida pela Pequena Missão para Surdos, na Paróquia Nossa Senhora do Silêncio (zona leste). Os fieis sairão em procissão às 19h e retornarão para o início da missa. Em seguida, o evento dará continuidade no pátio da igreja, com barracas de comidas e bebidas. O valor arrecadado com as vendas será destinado às obras da Paróquia.

Segundo o padre Heriberto Mossato, a Paróquia Nossa Senhora do Silêncio é a primeira igreja católica do mundo a ser projetada para surdos. Portanto, o local exige estrutura diferenciada, como chão vibratório para que sintam a vibração da música, iluminação especial para focalizar a atenção dos fieis, além da comunicação em Libras. "Desde o projeto inicial, nós tivemos a intensa participação dos surdos, porque eles sabem o que é necessário para atendê-los", afirma o padre.

A igreja deu início às atividades em 2012 e desde então a comunidade acompanha o desenvolvimento do local. "O protagonismo da liturgia não é dos ouvintes, é dos surdos. Eles são os coroinhas, os ministros, eles que movimentam essa Paróquia", conta Mossato.

Aproximadamente 100 surdos participam das atividades da igreja e o objetivo é que o local se torne um santuário para atrair pessoas do Brasil todo. Apesar de ser uma igreja voltada à população surda, toda a comunidade pode participar. Além das missas, todas as sextas-feiras, das 6h30 às 22h, os padres ficam disponíveis para confissão e direção espiritual.

SERVIÇO
Comemoração ao Dia da Nossa Senhora do Silêncio
Quando: Sábado (16), às 19h
Onde: Rua Comandante Carlos Alberto, 222 – Jardim Boa Vista
Mais informações pelo telefone (43) 3337-6625