Depois de atrasos provocados por mudanças na empresa responsável pelas obras de iluminação, excesso de chuva e até mesmo a liberação parcial das obras do lote 5 do Arco Leste em função da interrupção do tráfego na rua Almeida Garret, sobre a barragem do Igapó, o trânsito na região deve ser normalizado até o final de dezembro. Conforme informações do secretário municipal de Obras, João Verçosa, a obra será inaugurada ainda neste mês, o que deve reduzir a confusão causada aos motoristas que passam pelo local.

Muita gente que trafega pela região não entende a sinalização e tenta acessar vias que ainda estão fechadas. Além disso, a interrupção do trânsito na Almeida Garret por causa da chuva obrigou a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) a abrir alguns acessos da nova via para desviar o trânsito. Com a liberação da rua sobre a barragem do Igapó, o acesso ao Arco Leste voltou a ser fechado, deixando dúvidas sobre o melhor caminho a seguir.

A previsão inicial é que o trânsito estivesse totalmente liberado em novembro de 2016, mas todos os motivos citados acima impediram o cumprimento do prazo. "Tivemos que abrir uma rua e havia um poste no local", disse o secretário. Apesar da remoção constar do contrato, a Copel, que inicialmente seria responsável pelo serviço, foi impossibilitada de fazer por não apresentar as certidões negativas necessárias para executar serviços para a prefeitura. "Tivemos que fazer nova licitação, o que levou certo tempo. Mas deu tudo certo e agora a obra está sendo concluída", contou.

Imagem ilustrativa da imagem Primeira fase do Arco Leste deve ser inaugurada em dezembro



O chamado Arco Leste é dividido em lotes e, quando concluído na totalidade, vai ofertar um caminho alternativo para quem sai da zona sul com destino às zonas leste e norte. "O objetivo final é oferecer mais uma alternativa de mobilidade. Quem sai do shopping Catuaí, por exemplo, conseguirá chegar à Dez de Dezembro sem passar pelo Centro", exemplificou.

Os lotes 4 e 5, que promovem novo acesso entre a avenida Waldemar Spranger e rua Albânia (lote 5) e rua Charles Lindemberg à avenida das Américas (lote 4) serão entregues ainda em 2017. Já o lote 1 vai abrir caminho da avenida dos Pioneiros à marginal sul da BR-369, inclusive com necessidade de um viaduto para ultrapassar a rede ferroviária do local. O lote 2 será uma via entre a avenida dos Pioneiros e a rotatória da UFPR. "No caso, acompanharemos o traçado de ruas já existentes, mas com duplicação." O lote 3, considerado o mais complicado, promoverá a ligação entre a avenida José Ventura e a avenida Robert Koch. "Nesse caso, ainda há trechos sem urbanização, em fundos de vale, o que complica o trabalho", justificou.

Os três lotes faltantes ainda não têm ordem de serviço assinadas e aguardam a finalização de processos de desapropriação de áreas por onde passarão as obras.