A Caixa Econômica Federal irá investir R$ 250 mil para iluminar alguns dos principais pontos da cidade de Londrina neste Natal. Os recursos liberados pelo banco federal serão repassados à Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), que irá viabilizar o projeto "Natal de Luzes de Londrina", elaborado pela prefeitura. A decoração deve estar pronta no dia 7 de dezembro, data em que o comércio de rua começará a funcionar em horário estendido, e poderá ser contemplada até 8 de janeiro.

O projeto foi idealizado pela Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) e o diretor de Turismo do órgão municipal ressaltou que a execução não terá custo algum ao município. Todos os gastos serão assumidos por patrocinadores. Além da Caixa, os nomes confirmados até agora são a construtora Plaenge, o Shopping Aurora, a Solintel e a Móveis Brasília.

Para aumentar os pontos iluminados, foi feita uma adaptação do Programa Boa Praça, da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), e por meio desse dispositivo o cidadão que já adotou ou venha a adotar temporariamente uma praça da cidade neste período também poderá enfeitar esses espaços com a decoração natalina desde que siga o projeto elaborado pela prefeitura. "O grande diferencial desse projeto é a participação da sociedade e da comunidade e outro diferencial é levar iluminação para os pontos turísticos. Vamos iluminar o que já é bonito", destacou o diretor de Turismo da Codel, Fabian Trelha.

De acordo com o projeto, serão iluminados com lâmpadas de LED e dois modelos de árvores de Natal canteiros, ruas, rotatórias e pontos turísticos em todas as regiões da cidade, como a Catedral Metropolitana de Londrina, o Lago Igapó 2, as avenidas Ayrton Senna da Silva (zona sul) e Saul Elkind (zona norte), os cruzamentos das avenidas Madre Leônia Milito com Higienópolis e da Rio Branco com Leste-Oeste e a rua Goiás.

O Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina), fará a nova Casa do Papai Noel, construção que em natais passados atraía inúmeros visitantes às margens do Lago Igapó 1 e que neste ano será instalada no Museu Histórico Padre Carlos Weiss. No Lago Igapó, serão instaladas três árvores flutuantes e iluminadas, com oito metros de altura, e no entorno haverá outras 35 árvores em formato espiral. No Calçadão, as 120 luminárias já existentes servirão de base para a instalação de 60 árvores iluminadas.

A Acil também ficará responsável pela programação cultural da cidade durante os dias que antecedem o Natal, mas em 2017 não haverá sorteios para os consumidores que fizerem suas compras no comércio de rua. "Neste ano as ações da Acil serão mais voltadas para a iluminação, eventos e shows. A gente quer atrair mais movimento para o comércio. Não temos pesquisa de quanto deve subir a movimentação no comércio, mas temos certeza de que este ano vai ser melhor que no ano passado", disse o vice-presidente da Acil, Fernando de Moraes. Nos últimos anos, a média de movimentação financeira no comércio londrinense foi de R$ 125 milhões.

OTIMISMO
"Vamos deixar Londrina mais iluminada, mais bonita e isso gera movimento. Vem gente de fora para cá, gera otimismo, um clima positivo na cidade", declarou o prefeito Marcelo Belinati. Durante o lançamento do projeto, nesta quinta-feira (23), em seu gabinete, Belinati disse que muitos londrinenses vão para Gramado (RS) nesta época atraídos pela decoração natalina, mas que daqui a alguns anos a viagem será desnecessária. "Vamos começar pequenos, médios, mas a partir do ano que vem vai crescer mais e mais."

O prefeito convocou os comerciantes e a população em geral para adotarem espaços públicos ou até mesmo uma árvore para serem decorados com enfeites natalinos. Quem tiver interesse deve ligar para a Codel, no número (43) 3379-2301.

CLIMA
O advogado Augusto Jamus aprova a iniciativa do município, que o faz relembrar dos tempos de criança. "Quando eu era pequeno tinha iluminação na avenida Higienópolis, era bonito. Dá uma alegria, um clima bem bacana para esta época do ano."

Para uma parte da população, no entanto, a decoração natalina é menos importante do que os investimentos em serviços e infraestrutura. A aposentada Romilda Gonçalves mora no jardim Paraty (zona norte) e gostaria que o atendimento na unidade básica de saúde do bairro fosse mais ágil, com a contratação de mais médicos. "Essa cidade está tão desanimada. As luzes de Natal talvez deem uma animada, mas o prefeito tinha que ver mesmo o negócio dos postos de saúde, que precisam melhorar o atendimento", cobrou.

A vendedora Claudinéia da Silva gostaria que as creches voltassem a atender as crianças em período integral. "Estão tirando o período integral das creches e está ficando muito difícil para as mães que trabalham o dia todo. No próximo ano é o que vai acontecer com a minha filha. O município deveria investir mais na educação", disse.

"A iluminação é boa para as crianças, mas eu não sinto falta de ter a cidade iluminada. Hoje em dia tem muito enfeite nos shopping centers, em tudo quanto é lugar. Para mim, o que eu queria ver mesmo era o recapeamento. As ruas estão cheias de buracos e perto da minha casa tem um grande onde já caí de moto. Eu e meu irmão resolvemos o problema por conta própria, colocando concreto", comentou o pintor Robson da Silva Lopes.