Trecho é um dos mais movimentados da cidade; Ippul estuda alternativas para minimizar problemas no trânsito durante a obra
Trecho é um dos mais movimentados da cidade; Ippul estuda alternativas para minimizar problemas no trânsito durante a obra | Foto: Saulo Ohara



O edital para a construção de um viaduto na rotatória das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste, na zona leste de Londrina, foi aberto nesta terça-feira (14) pela prefeitura. A abertura dos envelopes com os documentos de habilitação dos concorrentes está prevista para 8 de dezembro. A grande preocupação dos órgãos responsáveis pela obra é quanto ao trânsito durante o tempo que o serviço será executado – cerca de 450 dias. O trecho é um dos mais movimentados da cidade, pois é o principal ponto de entrada dos motoristas que vêm da avenida Brasília em direção à zona sul e ao centro da cidade.

"A alternativa encontrada com os estudos foi de quem está vindo pela Dez de Dezembro, no sentido da Rodoviária, terá que entrar pela rua Potiguares e seguir até o (Estádio) VGD para pegar a Leste-Oeste ou virar à esquerda mais à frente. Quem quiser ir ao shopping Boulevard deve virar essa rua e contornar o viaduto", explicou Nado Ribeirete, presidente do Ippul (Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Londrina).

A alternativa apontada pelo instituto para minimizar os problemas no trânsito passa pela duplicação da rua Potiguares e pelo fechamento completo de todos os sentidos do trecho da obra em algum momento. O trânsito no local deve ficar prejudicado por cerca de 450 dias.

"Como existe o processo de abertura do edital, do início das propostas e a abertura sendo no dia 8, não temos uma data estabelecida (para o início das mudanças), mas já pedimos prioridade. Essa nos parece ser a melhor alternativa por enquanto e as modificações devem ser feitas anteriormente para que possamos fiscalizar, junto à CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), como ficará o tráfego naquele local", completou Ribeirete.

O início da estruturação do viaduto ainda não tem data definida, segundo informou o secretário de Obras João Verçosa. "O processo deve correr, esperamos os dados legais, marcamos uma data para abrir as propostas, teremos os julgamentos das propostas e se alguma empresa perder, pode recorrer. É um processo que demora", observou.

A obra viária já era prevista na concepção do Superbus, proposto no fim do governo de Alexandre Kireeff (PSD) e deve criar um pontilhão que vai facilitar a travessia das vias sem a necessidade de parar em uma rotatória. Prevista a um custo de R$ 21 milhões, os trabalhos, após iniciados, vão se estender por mais de um ano. Segundo o secretário de Gestão Pública, Fabio Cavazoti, se não houver interposição de recursos, o contrato pode ser assinado entre o fim de janeiro e início de fevereiro de 2018.