Sem receber uma grande reforma desde que foi inaugurado, em 1999, o prédio que abriga o PAI (Pronto Atendimento Infantil) e Centrolab (laboratório municipal) receberá uma restauração. O anúncio sobre a obra será realizado em audiência aberta à população, às 17h15, nesta quarta-feira (20). O encontro vai acontecer no auditório do Hospital da Zona Sul, na rua das Orquídeas, 75, no Parque Ouro Branco.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a opção pela audiência pública vai de encontro a uma recomendação da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). "Essa orientação tem o intuito de dar publicidade as ações que envolvem a transferência de dinheiro por parte do executivo estadual. Além disso, é uma oportunidade para as pessoas questionarem e sugerirem intervenções", ressaltou.

A obra deve custar cerca de R$ 3 milhões e o recurso é proveniente do governo do Estado. Estão previstas a troca da rede elétrica, hidráulica e pisos. Além disso, está programada a readequação dos ambientes. A área soma 3 mil metros quadrados. No PAI, os trabalhos permitirão a criação de uma sala de punção e procedimentos e de uma brinquedoteca, além de salas exclusivas para vacina e sutura. A intenção é que a reforma comece ainda este ano.

Na clínica municipal, no piso superior do prédio, a reforma vai possibilitar a ampliação da recepção, construção de banheiros masculino e feminino e instalação de elevador interno para transporte de material coletado. O laboratório passará a contar com sala para coleta infantil, adulto e gestante, com poltronas para exames

A pasta ainda estuda possibilidades para que o atendimento não seja prejudicado durante as obras, que dependem do envio de algumas documentações para a liberação da verba. "Estamos analisando se vamos transferir os atendimentos para outra localidade ou se a reforma vai acontecer em bloco e os usuários poderão continuar frequentando o PAI e Centrolab", planeja.