Escola municipal em Paiquerê: frequência nas aulas cai em dias chuvosos
Escola municipal em Paiquerê: frequência nas aulas cai em dias chuvosos | Foto: Anderson Coelho



As más condições das estrada rurais acabam afetando a frequência de alunos em escolas dos distritos ruais de Londrina. A dona de casa Karina Martins da Silva
conta que no caminho entre a casa dela e a escola há um trecho íngreme. Toda vez que chove o transporte escolar não consegue buscar seu filho de dez anos. "O motorista falou que só passaria quando melhorasse a estrada, pois o risco do veículo atolar é muito grande", apontou.

A monitora de uma linha de transporte escolar, Lúcia Leandro da Silva é mãe de uma aluna de cinco anos e de outra com 16. Ela relata que percorre a estrada 500 alqueires. "Ela é toda de terra, mas além do ônibus, passam muitos caminhões de boiadeiro ou carregados de milho. No período de seca a estrada é boa, mas quando chove é horrível", aponta.



Relatos como esses são frequentes. Escolas municipais como a localizada no assentamento Eli Vive, no distrito Lerroville (zona sul), já chegaram a ficar 15 dias sem aula em função das más condições das estradas, afetando mais de 200 alunos. No distrito de Irerê, um dos alunos relatou que já faltou vários dias em função das chuvas. No dia em que ele foi ouvido pela reportagem, na quarta-feira (16), ele contou que três caminhões de uma granja ficaram atravessados na via em função das más condições da pista.

Edson Nakano Mota, o supervisor pedagógico da escola municipal Araci Soares dos Santos, em Irerê, explicou que nos dias de chuva cerca de 10% dos 120 alunos que usam transporte escolar rural faltam às aulas em função da má qualidade das estradas. "Eles residem em áreas rurais distantes e muitos pais não conseguem levar até o ponto onde o transporte passa", acrescentou.

Imagem ilustrativa da imagem PRECARIEDADE - Estradas ruins impedem acesso de alunos



No distrito de Paiquerê, o diretor da escola municipal Armando Rosário Castelo, Jadir Reis de Matos, relata que 120 dos 192 alunos comparecem às aulas em dias de chuva. "São vários pedaços de diferentes estradas que ficam ruins. Por exemplo, o acesso entre o bairro dos Grilos, em Paiquerê, até sair no distrito de Maravilha, é ruim. A linha de ônibus que vai de Paiquerê até Lerroville também tem dificuldade para passar. A linha de Paiquerê até a PR-445 pela estrada do Guaritá também falta moledo, porque as pedras são carregadas pela chuva e em determinado trecho fica difícil para passar", listou.

Segundo Matos, a solução para o problema é o poder público dar atenção maior em relação a estradas rurais. "É preciso mais recursos para realizar as melhorias."