Consciência corporal, aumento na capacidade de concentração e domínio das emoções são alguns dos benefícios apontados pelos yogins. Praticante de atividades físicas, Leila Carvalho descobriu o yoga há pouco mais de dois anos. ''Ganhei força, flexibilidade, concentração, aprendi a respirar e fortalecer o meu emocional'', cita. Os ganhos foram tantos que Leila decidiu abandonar a profissão de bancária, exercida por 12 anos, e em março formou-se instrutora. ''Vale a pena. É o tipo de trabalho que vale a pena sair da cama logo cedo'', justifica.
Novata na prática, a empresária Sharlene Palmas começou a exercitar os ásanas há dois meses. ''Pratico yoga duas vezes por semana e já me sinto mais forte e equilibrada. Até minha pele está melhor, e a coluna, que era uma lombadinha, já está reta. Estou gostando e não pretendo parar'', assegura.
O psicólogo Bruno Mazetto buscou o yoga há três anos e meio para auxiliá-lo no tratamento de um desvio de coluna. ''Identifiquei-me com a prática logo no início. Os benefícios físicos são uma pequena parte do que o yoga pode proporcionar. Hoje, minha atitude diante da vida é diferente'', afirma o futuro instrutor.
A boa notícia para os yogins é que mesmo com a interrupção da prática, a excelente forma conquistada permanece durante meses ou anos, dependendo do nível de adiantamento obtido na fase de treinamento intensivo. (C.V.)