Uma leitora veio me contar que na quinta-feira à noite foi testemunha de uma insólita cena: embora houvesse lugar para estacionar naquele contorno da Catedral, o motorista de um carro da Polícia Militar resolveu estacionar o veículo em local proibido. Devia estar com pressa para um importante compromisso: falar a interessados sobre o trânsito e seus múltiplos problemas que, certamente, incluem a obediência aos sinais e às restrições estabelecidas em lei.
Curiosamente, na sexta-feira, uma pessoa veio aqui correndo contar que tinha flagrado um carro do serviço de trânsito, devidamente estacionado na calçada do Parthenon, bem no centro. Lembrou que já havia sido feito crítica aqui mesmo ao uso da calçada diante daquele estabelecimento como estacionamento e ponderou que a coisa ainda ficava pior quando a ilegalidade partia de um veículo oficial.
Para completar, dia destes eu mesmo flagrei um carro da Polícia Militar devidamente parado em fila dupla, diante de uma farmácia, na Piauí, enquanto um soldado ia comprar alguma coisa. E, se isto ainda é insuficiente, tem mais: a denúncia feita por um leitor que disse ter visto carros da PM trafegando pela Cidade sem que os que estavam ali usassem o cinto de segurança, obrigatório no trânsito.
São exemplos simples mas tremendamente sérios. Se os responsáveis pelo trânsito ou pela segurança não odebedem à lei, perdem muito em termos de confiabilidade junto ao cidadão comum. A lei, que a gente saiba, é para todos.Canto Lírico
A Associação de Canto lírico do Norte do Paraná envia seu calendário das atividades para este último quadrimestre de 1997. Na verdade, há apenas uma apresentação prevista para este mês de setembro e outras três para dezembro.
Neste mês, dia 23, uma terça-feira, será apresentada a sexta edição do Capriccio Italiano, promoção I Bravissimi, a partir de 20h30m, no Empório Guimarães.
Já em dezembro, está prevista para o dia 7, domingo, o V Concerto Sacro, dentro do programa ‘Música nas Igrejas’, com participação especial do Coral ‘Os céus proclamam’. Acontece a partir de 20h30m, na capela Santa Inês. Depois, no dia 15, segunda-feira, será realizado o Concerto Cariza. Para fechar o mês, dia 18, de novo no Empório Guimarães, músicas de Natal, a partir de 21h30m.
Uma coisa que se percebe: três promoções em dezembro. Dezembro, o último mês do ano, época de muita festa, inclusive com o Londrinatal, promoção da Acil, com a esperada festa das luzes, com o aniversário de Londrina, com todas as celebrações, pode ser convertido no mês das grandes atrações da Cidade, o que já vem acontecendo. Penso que as promoções todas devem ser unidas, talvez valesse até a pena formar uma comissão que unisse tudo para que o mês todo fosse uma grande festa, a culminar, quem sabe, com uma grande queima de fogos, na passagem do ano, nas margens do Igapó.Inadimplência
Quando a gente vê a barba do vizinho pegando fogo, deve colocar as próprias barbas de molho, diz um velho ditado. Naturalmente, hoje não são muitos os que usam barbas, mas a idéia geral é importante. Leio estatísticas informando que a inadimplência está crescendo em Londrina. É preocupante, mas constitui uma situação real.
A economia brasileira está mudando, a moeda estável ajuda mas, se a pessoa não tiver cautela, o risco de entrar em crise é muito grande. Ontem, uma jovem me dizia que tinha dificuldades em resistir aos apelos do comércio, à publicidade, que quer comprar tudo o que é oferecido. Pois é, a isto os especialistas chamam de compulsão. O que é um problema, alguns dizem até que é doença.
Com ou sem compulsão, o que se percebe, agora, é que o apelo para comprar é forte e que existem alguns certos atrativos que podem provocar problemas. As pessoas são tentadas a comprar mais, principalmente com as facilidades do crediário, do ‘pré-datado’. E, daí, basta um pequeno contratempo para enfrentar sérios problemas, atrasar pagamentos, ter o nome no rol dos maus pagadores.
Estatística, sempre disse, é enganosa. Mas a gente deve pensar é na situação individual. E diante de tanta gente com as barbas pegando fogo, o negócio é ter cautela e não entrar neste incêndio, não se converter em mais um número no levantamento dos que estão atrasando seus pagamentos.Nossos tristes domingos