"Quem conhece a disciplina também se torna mais capaz de tomar decisões", afirma Ana Lúcia da Silveira
"Quem conhece a disciplina também se torna mais capaz de tomar decisões", afirma Ana Lúcia da Silveira | Foto: Marcos Zanutto



No Brasil, as Olimpíadas Brasileiras de Matemática para Escolas Públicas (Obmep) buscam identificar e incentivar talentos que possam se desenvolver na disciplina. A professora Ana Lúcia da Silveira, coordenadora do mestrado profissional em Matemática na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do projeto que atende na instituição os alunos medalhistas da Obmep, afirma que só não gosta de matemática quem não a conhece. "A disciplina precisa ser ensinada de forma acessível", questiona, lembrando que cada pessoa aprende de maneira única. "As metodologias precisam ser diferentes, tem que goste de começar aprendendo pela teoria e outros pela resolução de problemas cotidianos", exemplifica.
Tornar a matemática agradável e acessível não é tarefa simples. A professora garante, porém, que é totalmente possível. Iniciativas como ensinar robótica ou através de jogos, por exemplo, impõem desafios que exigem conhecimento prévio da disciplina. "Para desenvolver algo, o aluno vai ter que estudar antes. É uma inspiração para se dedicar à teoria", diz.
Ana Lúcia lembra que usamos a matemática todos os dias, nas mais diversas situações. "O que garante a segurança de um e-mail, por exemplo, é a criptografia, que depende da matemática. Quem conhece a disciplina também se torna mais capaz de tomar decisões", afirma.

MUNICÍPIO
A intimidade com os números precisa ser incentivada desde a infância para garantir proficiência na vida adulta. A secretaria de Educação de Londrina, Maria Tereza Moraes, anunciou, no lançamento do Biênio da Matemática, realizado na segunda-feira (20), que o município vai investir na formação de todos os professores da rede em Londrina. "O objetivo é ensinar técnicas eficientes de ensino. O biênio traz a oportunidade de pensarmos sobre isso", disse.
Para a secretária, trabalhar com os alunos o fim do bloqueio em relação aos números também é fundamental. "As crianças gostam de histórias, de português, mas precisam ser incentivadas a gostar de matemática", acredita.

SERVIÇO:
As inscrições para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática estão abertas até 31 de março, tanto para escolas públicas como privadas. Mais informações no www.obmep.org.br