A Polícia Civil de Foz do Iguaçu (Oeste) apreendeu, na noite de quinta-feira, 20 armas que estavam escondidas dentro de um botijão de gás que era transportado em um caminhão. A apreensão foi feita por volta das 21h30 na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu, na BR-277. O caminhão Mercedes-Benz, com placas de Matinhos, foi apreendido, mas o motorista conseguiu fugir.
Segundo o superintendente da Polícia Civil em Foz do Iguaçu, José Alberto Morelatto, a equipe recebeu uma denúncia de que o caminhão transportava armas e abordou o veículo. "O nosso pessoal tinha vistoriado todo o veículo e não tinha achado nada. Foi feita a revista por mais de uma hora e a equipe já estava para liberar o motorista, quando ele pediu a chave para abrir a cozinha do caminhão e fugiu", relatou.
A equipe saiu em perseguição ao motorista, mas ele se embrenhou no meio do matagal. Na sequência, os policiais voltaram ao veículo e fizeram uma revista mais minuciosa, quando perceberam que o botijão de gás tinha sido adulterado. Foi feita uma abertura no botijão e constatou-se que dentro dele havia 19 pistolas 9 milímetros de marca CZ, de fabricação tcheca, e uma pistola .40 Taurus, de fabricação nacional.
"No Brasil não se pode comprar essas armas, porque são de uso exclusivo das Forças Armadas. Elas foram compradas no Paraguai, onde acredito que cada uma delas deva valer cerca de mil dólares", apontou Morelatto.
Segundo a descrição da Polícia Civil, o motorista era branco, loiro, baixo e estava com a cabeça raspada.