Arapongas - Não bastassem todos os problemas que ameaçam a bacia hidrográfica do Apertados, um perigo escondido ainda não foi atacado. Diversas proprietários da região confirmaram ter em sua posse mais de 500 quilos de Hexaclorobenzeno, um agrotóxico conhecido por BHC que foi proibido no Brasil há mais de 20 anos.
Ainda não há prazo definido para fazer a remoção do ''pó de broca'', como o veneno é popularmente conhecido, das propriedades. ''Temos que fazer isso o mais rápido possível. Não pode passar deste ano de forma nenhuma'', apontou o chefe regional da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), Moacir Poletto.
O problema é que apenas 17 proprietários rurais da região admitiram ter uma quantidade de BHC em suas áreas. Mas já se sabe que esta meia tonelada de veneno é apenas parte do que estaria armazenado nos sítios e fazendas do município.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estima que existam pelo menos cinco mil toneladas do veneno em todo o Estado e a maior parte estaria no Norte e Nordeste. Recentemente, a FOLHA mostrou uma grande quantidade de BHC foi desenterrada no Centro de Apucarana (Norte). (L.A.)