Josoé de CarvalhoAtividade paralelaO PM Valdecir dos Santos: ‘É melhor fazer bico de mecânico do que ser um policial corrupto’Um dos responsáveis pelo policiamento no distrito de Irerê (zona sul de Londrina), o policial militar Valdecir dos Santos, 36 anos, também trabalha como mecânico nas horas vagas. Apesar de executar o serviço para particulares, o PM acaba sendo também o mecânico da subdelegacia. Ontem, por exemplo, ele estava terminando de consertar a viatura, que apresentava problemas no câmbio.
‘‘O trabalho de mecânico é para ajudar no orçamento. É melhor fazer bico que ser um policial corrupto’’, diz Valdecir. O soldado, PM há 17 anos, trabalha em Irerê há quatro e diz que o serviço de mecânica para a subdelegacia não é cobrado - inclusive o custo de compra de peças fica por conta dele.
Valdecir dos Santos afirma que o serviço de mecânica não interfere no trabalho de policiamento. Com uma população estimada em 5 mil habitantes, Irerê é considerado um lugar tranquilo e o tipo de ocorrência mais comum é embriaguez, principalmente nos finais de semana. ‘‘Temos, no máximo, três ocorrências por semana’’, observa. O policiamento é feito também pelo soldado Messias Pereira Carvalho. Irerê está sem subdelegado há quatro anos.
Os PMs observam que, muitas vezes, são procurados para resolver problemas que não são ligadas à polícia, como brigas de criança. Prisões de envolvidos em crimes são tão raras de acontecer que o PM Valdecir diz nem se lembrar quando isso ocorreu pela última vez.
Quando é preciso prender alguém, o suspeito é levado pelos policiais para a delegacia de Londrina ou para a subdelegacia do distrito de Paiquerê. Isso porque, além de não possuir celas, a subdelegacia de Irerê serve de casa para Valdecir dos Santos e sua família.