Imagem ilustrativa da imagem Pioneiro em cirurgia bariátrica é homenageado
| Foto: UEL/Divulgação




O médico Antonio Carlos Valezi, pioneiro na cirurgia bariátrica (redução de estômago) na região, recebe o título de Cidadão Honorário de Londrina no dia 26 de outubro, às 20 horas, durante sessão solene da Câmara Municipal de Londrina. A homenagem foi proposta pela vereadora Lenir de Assis.

Valezi nasceu em Macatuba (SP) em 14 de janeiro de 1963. Mudou-se, com a família, para Londrina aos 10 anos de idade para estudar. Graduou-se em Medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1985. Fez especialização em Cirurgia Digestiva na Santa Casa de São Paulo entre 1986 e 1991. Lá, dedicou-se a aprofundar seus conhecimentos na área, realizando mestrado e doutorado.

Em 1992 retornou para Londrina para trabalhar como professor na UEL e exercer sua profissão como médico em consultório privado. Trouxe a cirurgia bariátrica para Londrina em 1999, então uma técnica nova para o tratamento da obesidade (Londrina foi a oitava cidade no Brasil a executá-la). Desde então, operou mais de três mil pacientes.

Dedica-se como pesquisador na área, ministrando palestras e apresentando trabalhos em congressos médicos, publicando artigos científicos em revistas especializadas, do Brasil e do exterior.