Foz do Iguaçu - Promover o respeito e a convivência entre os diferentes idiomas e culturas que transitam na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, e também fora dela, é o objetivo da campanha Unila pela Diversidade Linguística, lançada na segunda-feira (17).
Em uma universidade onde se encontram pessoas de 17 nacionalidades, o respeito às diferentes línguas é fundamental. Português e espanhol são as línguas oficiais e importantes instrumentos para a integração cultural e intelectual, mas também há falantes de criollo, guarani, quéchua, achuar, yine, francês, árabe e inglês. "Com essa campanha vamos mobilizar, sensibilizar. Não significa que quem fala português tem que falar espanhol ou vice-versa. É preciso respeito de todos para que cada um use a sua língua", diz a professora de Espanhol, Jorgelina Tallei. "O ideal é que todos estivéssemos preparados em outra língua – docentes, técnicos, alunos –, mas isso ainda leva tempo", completa. A iniciativa da campanha é da Secretaria de Comunicação Social.
A docente lembra que existem casos relatados de dificuldades entre professores e alunos na rotina acadêmica. "O que precisa é que o professor tenha a sensibilidade de tentar entender ou pedir para repetir ou pedir para um colega ajudar, mas não ignorar. O aluno se sente excluído. Ainda mais se a gente lembrar que a universidade é bilíngue", comenta.
Para Jorgelina, a questão da linguagem é mais ampla que apenas entender a mensagem do outro. "Mesmo que se entenda o que se está dizendo em espanhol ou português. Não é esse o ponto. O ponto é que a língua também marca uma posição política. Quando a pessoa se comunica, se expressa numa língua, marca uma identidade e uma posição política. ‘Estou numa universidade bilíngue, quero que você me entenda’", analisa.
Todo o material produzido está sendo reunido no site da campanha (https://www.unila.edu.br/campanhas/diversidade-linguistica), no qual já podem ser assistidos quatro vídeos que mostram que, mesmo em espanhol, há diversidade: "Conquistar", "Crispetas", "Dinero" e "Discoteca" – temas das peças – são palavras que podem ser ditas de diferentes formas.
No site, também podem ser encontradas informações sobre trabalhos desenvolvidos na instituição a respeito da diversidade.
Cartazes da campanha estão sendo afixados nas unidades Jardim Universitário e PTI, onde as peças também poderão ser vistas em projeções e nos murais online. Mídias sociais, principalmente o Facebook, receberão posts sobre o assunto como forma de envolver o maior número de pessoas.