Os trabalhos começarão por Santa Amélia e a patrulha trabalhará nos demais municípios de acordo com planejamento do consórcio intermunicipal
Os trabalhos começarão por Santa Amélia e a patrulha trabalhará nos demais municípios de acordo com planejamento do consórcio intermunicipal | Foto: Divulgação/AEN



Santa Cecília do Pavão - Treze municípios reunidos no Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Território Nordeste do Paraná (Codenop), receberam nesta semana um conjunto de máquinas e equipamentos rodoviários para trabalhos de adequação e melhoria de estradas rurais. Essa melhoria vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas que vivem no campo. Os trabalhos começarão por Santa Amélia e a patrulha trabalhará nos demais municípios de acordo com planejamento prévio, sob a gestão do consórcio formado pelas prefeituras.

São beneficiados Santa Cecília do Pavão, Congonhinhas, Nova Fátima, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra e Sapopema. Além destes, aderiram ao consórcio Cornélio Procópio, Urai, Santa Mariana, Itambaracá e Abatiá.

Esse conjunto de máquinas e equipamentos faz parte de um lote de nove patrulhas compradas pelo governo estadual para adequar estradas municípios atendidos pelo Pró-Rural (Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial: renda e cidadania no campo). O investimento é de R$ 24 milhões. Os conjuntos foram repassados para oito consórcios de municípios. Um conjunto fica na Codapar para uso em situações emergenciais e para treinamento de operadores.

O governador Beto Richa, que fez a entrega do conjunto de máquinas, durante cerimônia realizada em Santa Cecília do Pavão, na quarta-feira (19), destacou a importância das boas condições das estradas rurais para garantir o escoamento da produção e o trânsito de estudantes. "A agricultura é a mola propulsora da nossa economia, batendo recordes de safras e colheitas, e merece nossa atenção", disse. "Hoje atendemos a mais uma demanda com a entrega dessas máquinas".

EDUCAÇÃO E AGRICULTURA
As obras nas estradas rurais são feitas em conformidade com as técnicas de conservação de solo e água das propriedades. Cada patrulha é composta por trator de esteira, escavadeira, retroescavadeira, motoniveladora, rolo compactador, caminhão comboio e quatro caminhões basculantes.

"Com a patrulha rural, duas importantes áreas dos municípios são beneficiadas. Primeiro é a educação, já que teremos mais trafegabilidade para o transporte escolar, e o segundo é a agricultura, que vai ter maior escoamento de sua safra", disse o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos. "Também dá ao homem do campo a possibilidade de ir e vir com mais dignidade. Dessa forma, ele está sendo valorizado." O presidente do Codenop e prefeito de Sapopema, Gimerson de Jesus Subtil, também destacou a importância da iniciativa para toda a população que vive na zona rural.

A manutenção de estradas rurais é uma atribuição municipal. Apesar disso, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lembrou que o Estado faz parcerias para contribuir com soluções. "Além dos equipamentos, o governo estadual fornece apoio técnico e de manutenção, com treinamento de operadores, projetos e apoio financeiro. Serão fornecidos R$ 650 mil para combustível e manutenção das máquinas", afirmou.

ÁREAS CARENTES
O Pró-Rural atende a municípios de áreas carentes com financiamento do Banco Mundial e tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais do Estado. O programa é composto por uma série de projetos e ações. Especificamente as estradas rurais, a meta é recuperar 500 quilômetros de estradas por ano. As obras incluem terraplenagem, drenagem e revestimento primário e são definidas previamente pelas comunidades. Entre 2013 e 2014 o Governo do Estado executou a primeira etapa do programa de estradas rurais, recuperou 3.200 km de 160 municípios.