''Hoje, eu me sinto mais útil, porque sei que cada peça que termino irá decorar a casa de outra família e tornar a Festa da Páscoa ainda mais especial para ela.''. A afirmação da sorridente artesã Marisia Ikeda Sukuzi, enquanto exibe orgulhosa os produtos que confecciona, demonstra o amor dedicado a cada uma de suas peças, que até o dia 5 de abril serão comercializadas, juntamente com demais produtos de Páscoa de 35 grupos de empreendedores do Programa Municipal de Economia Solidária.
Ovos de Páscoa, trufas, pães recheados, coelhos de chocolate e artesanatos temáticos. Esses são somente alguns dos produtos que os grupos de geração de trabalho e renda formados por mais de 100 empreendedores expõem durante a realização da 4 edição da campanha. O objetivo da iniciativa, segundo a técnica de Inclusão Produtiva, Rosane de Assis Rodrigues, é incentivar a produção dos itens aproveitando a data comemorativa. As peças são vendidas no Centro Público.
Apesar de não ter os dados em mãos, a técnica afirma que a cada ano as vendas têm duplicado, o que demonstra a confiança e a aprovação dos clientes em relação aos produtos comercializados por muitos trabalhadores, que até então estavam fora do mercado.
É o caso de Marisia, que após se formar em gestão ambiental não havia conseguido vaga de trabalho para sua área e aproveitou o convite de uma amiga para investir no artesanato juntamente com a mãe de 74 anos. ''Eu estava numa depressão profunda, não tinha nada para fazer e nem via graça na vida. Foi aí que ela perguntou se eu sabia o que era o fuxico'', conta. ''Achei engraçado aquele nome e me interessei em aprender a técnica. Dois anos depois, já produzo panos de prato e aventais decorados, caminha pet, bonecas e muitos outras coisas. O artesanato foi uma cura interior pra mim.''
O convite veio da amiga Sueli Garcia Bernardes, que há quatro anos dedica seu tempo à arte. ''Eu conheci as meninas do artesanato em uma das reuniões do Cras. Eu não trabalhava na época, mas tinha vontade de encontrar algo que preenchesse o meu tempo, me fizesse mais independente e feliz'', revela.
''Elas perguntaram se eu tinha vontade de aprender algo e transformei a oportunidade em uma profissão'', explica a artesã, que já revela incentivar a netinha de quatro anos a fazer as bonequinhas de fuxico. ''Ela é minha companherinha. Sempre peço a opinião dela para finalizar as peças e se elas diz: 'Tá feio, vó!' Eu logo dou um jeito de mudar, porque as crianças são muito sinceras, falam mesmo quando não está bom.''
Para se desenvolverem, Rosane explicou que os grupos recebem respaldo técnico, como assessoria, capacitação e incentivo à produção e comercialização dos materiais vendidos. ''Isso garante que a população tenha acesso a produtos com preços justos e fabricados considerando critérios éticos, que respeitam o meio ambiente, a comunidade e incentivam as relações solidárias'', afirma.
Serviço - O Centro Público de Economia Solidária fica na Avenida Rio de Janeiro, 1.278 (esquina com a Av. JK) e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17h30. A campanha da Economia Solidária com produtos de Páscoa segue até o dia 5 de abril. Mais informações sobre os produtos pelo fone (43) 3378-0434.