A auxilar de produção Elisa Cristine de Almeida, 24 anos, leva na barriga seu primeiro filho, Murilo, que deve nascer uma semana depois do Dia das Mães. Empolgada com a gestação e vaidosa como toda mulher, Elisa esteve ontem no salão de beleza improvisado e organizado pelo Grupo de Voluntários do Hospital Universitário (HU) de Londrina Alto Astral, que passou o dia todo embelezando cerca de 80 mães e mulheres internadas na maternidade, unidade feminina, acompanhantes da maternidade, UTI neonatal e pediatria.
''Já faz 12 dias que estou aqui e devo ficar até o Murilo nascer porque estou com problema de hipertensão. Vai ser chato passar o Dia das Mães aqui, mas para mim vai ser um presente ganhar meu filho. Quando fiquei sabendo que poderíamos passar pelo salão fiz questão de vir pra ficar bem bonita para o dia do nascimento'', comentou, empolgada.
A ação, que tem como objetivo prestar uma homenagem a todas as mães que estão há dias no hospital, longe de seus filhos, conta ainda com a participação do grupo Mãos Dadas, também de voluntários do HU, que confeccionaram 150 colares artesanais, lembrança que deverá ser entregue na próxima sexta-feira.
A voluntária Nilza Aparecida Bertoni, 47, que há cinco anos atua no hospital, dedica de quatro a oito horas semanais para ajudar pacientes que precisam fazer atividades simples do dia a dia, como a higiene pessoal ou se deslocar para um passeio ao sol. ''Sou técnica em enfermagem e trabalhando a gente vê como existem pacientes que precisam de coisas simples mas que, por falta de pessoal no hospital, têm dificuldade de fazer. Então me dispus a ser voluntária. Acho gratificante, e para elas é um bom presente para ficarem bem bonitas'', comentou. Ao todo são cerca de 80 voluntários atuam no hospital.
A moradora de rua Adriana Costa, 28, é mãe de três filhos e não os vê há pelo menos oito meses. Vítima de um acidente de trânsito, ela foi para o HU depois de ter quebrado a bacia e o fêmur. ''Perdi a guarda dos meus filhos porque era usuária de drogas. Quero sair daqui, arrumar um emprego e tentar encontrar com eles, que estão com minha irmã em Rolândia. Se eu conseguir, será meu presente de Dia das Mães'', comentou Adriana enquanto fazia as mãos, os pés e era maquiada.
Para a empregada doméstica Marília dos Anjos Costa, 47, a oportunidade de ''se embelezar'' chegou num ótimo momento: o de receber alta. ''Ainda não sei ao certo quando vou sair porque quebrei o braço e teve umas complicações, mas espero poder passar o Dia das Mães em casa, de cabelo cortado e tudo'', disse sorrindo a mãe de dois filhos.