População tem prestigiado as apresentações em espaços públicos
População tem prestigiado as apresentações em espaços públicos | Foto: Gustavo Carneiro




A programação do 37º FIML (Festival Internacional de Música de Londrina) mudou a rotina na praça de alimentação do Royal Plaza Shopping. A apresentação da Orquestra de Viola Caipira São Domingos Sávio levou encantou o público com grandes sucessos de moda de viola. "Quando ele tocou o berrante voltei ao passado", disse a dona de casa Laudi da Silva, de 80 anos. "Não tem como não gostar", completou.

A empresária Eliane Rodrigues, 50, leva na bolsa a programação do festival e procura participar de todas as atividades. "Adoro música e penso que ela deveria ser divulgada em todos os espaços", disse. As apresentações em espaços públicos, na opinião da empresária, facilita o acesso da população, principalmente de quem não tem condições de pagar para assistir um show. "Vou nos eventos pagos, mas também prestigio os gratuitos", contou.

Segundo a diretora pedagógica do Festival, Magali Kleber, o público tem prestigiado os eventos gratuitos, mostrando que há uma sintonia do londrinense com o festival. "A música não tem espaço. Qualquer lugar deve ser considerado um local para cultura, para a congregação da arte. Trazer o Festival para espaços públicos mostra que o nosso discurso vai para a prática. A música faz parte da vida e momentos como este potencializam a prática da música", comentou a diretora.




O grupo de alunos das oficinas da Terceira Idade do 37º FIML, coordenadas pelo professor Marcelo Caires, se apresentou após a orquestra com a "Mostra de Educação Musical de Idosos". Perto de 80 idosos dançaram, cantara e tocam alguns instrumentos, resultado dos trabalhos de sala de aula.

PROGRAMAÇÃO

O festival prossegue até o dia 22 de julho. Confira a programação desta segunda-feira (17).

Música e trabalhadas sobre rodas Unimed com palhaços Ritalino e Lambreta
Local: Terminal Vivi Xavier
Horário: 7h54 e 16h30

Recital Oficina de Percussão
Local: Bristo Hotel
Horário: 18h

Lançamento do CD Mateus Gonsales Trio
Local: Teatro Crystal
Horário: 18h30

Lançamento do CD Cida Moreira
Local: Cine Teatro Fênix em Apucarana
Horário: 20h

Orquestra Sinfônica de Presidente Prudente/ Projeto Guri
Local: Teatro Ouro Verde
Horário: 20h30

Mais informação no site