O Corecon/PR (Conselho Regional de Economia do Paraná) orienta gratuitamente a população, em parceria com as instituições de ensino superior, sobre como equilibrar o orçamento doméstico, sanando dúvidas sobre renegociação de dívidas, investimentos, taxas de juros, entre outros temas. A ação faz parte das celebrações do Dia do Economista, comemorado em 13 de agosto. Em Londrina, alunos do curso de economia e professores da Universidade Estadual de Londrina e empresa Júnior de Economia (ECAE-UEL) estiveram nesta sexta-feira (11) no Calçadão da área central. Além de prestar esclarecimentos, eles também distribuíram a cartilha EnTENDA de Economia, com dicas para o consumo consciente.

Reginaldo Aparecido Coutinho foi uma das pessoas abordadas e elogiou a cartilha. "No mês retrasado eu estourei o meu orçamento. Fiz uma planilha para começar a reduzir os meus custos e vi que estava tendo gastos elevados em áreas que não eram necessárias", conta, dizendo que agora mantém uma planilha no computador para monitorar os gastos, o que ajudou a visualizar melhor as despesas. "Reduzi a conta do cartão de crédito pela metade. Eu não anotava os meus gastos e partir desse momento percebi onde era o ralo. Cortei saídas, refeições fora de casa e compras de coisas fúteis online", explica.

O delegado regional do Corecon/PR, Laércio Rodrigues de Oliveira, explica que a entidade elaborou a cartilha para orientar como otimizar o orçamento. "Uma pequena empresa, como uma padaria, ou um microempreendedor individual (MEI), como um cabeleireiro, por não serem assalariados e receberem dinheiro quase todos os dias, se não fizerem controle das entradas e saídas de dinheiro, no fim do mês podem ficar sem dinheiro. É preciso estabelecer prioridades. A cartilha tem sugestão de planilha para anotarem todas as compras e estabelecer quais as despesas prioritárias. Às vezes é uma despesa que pode ser adiada. Já a pessoa assalariada consegue ter esse controle melhor e sabe quanto gastar", aponta.

Oliveira afirma que, segundo dados da Serasa, mais de 70% das famílias brasileiras estão endividadas. "Mais de 50% do que a gente ganha são custos fixos, aluguel, condomínio, luz, água, telefone. Se a dívida ultrapassa 30% do seu orçamento, você fica só com 20% para gastar com despesas livres", observa. O professor da UEL, Renato Pianowiski de Moraes, acrescenta que se duas pessoas namoram e resolvem casar, elas acabam unindo rendas e dividindo despesas. "Esse é o melhor dos mundos, mas se o casal resolve se separar é o pior dos mundos. Por isso, é preciso fazer isso com responsabilidade. E na hora de separar tem que avaliar isso também. A pessoa precisa ter conhecimento de toda sua situação", aponta.

DÍVIDAS
Se a pessoa possui dívidas, quitá-las deve ser a prioridade. A maioria das pessoas que foi abordada no Calçadão possuía dúvidas com a operadora de cartão de crédito. A aluna do 3º ano de Ciências Econômicas da UEL, Júlia Martins Camargo, confirma que o principal foco das perguntas foi como sair das dívidas do cartão. "Como é crédito e tem que pagar depois, muitos fazem compras além das receitas. Com isso eles acabam se endividando e têm dificuldades para sair dessa dívida. Eu oriento a fazer cálculo dos gastos e analisar quais deles são supérfluos, que podem ser retirados." Ela também indicou os que estão endividados a tentar negociar. "Eles podem tentar um acordo com os credores para ver se tem como diminuir a dívida, já que os juros do cartão é alto, 14% ao mês", aponta.

A estudante faz parte de uma empresa júnior da UEL que realiza consultoria para pequenos e microempresários, cujo endereço é www.ecaeuel.com.br . "Lá tem todos os dados e serviços que a gente presta, desde controle financeiro, precificação, análise de viabilidade econômica e plano de negócios. Esse serviço tem ajudado os pequenos e microempresários a terem uma aceitação maior do mercado", explica.

Para aqueles que possuem dinheiro para investir, o chefe de departamento de economia da UEL, Daniel Barros, indica que tudo depende da necessidade e condições de cada um. "Se a pessoa tem recursos é preciso ver por quanto tempo eles estão disponíveis para investimento. Baseado nisso pode escolher um bom local para investir. Se tem ele disponível por um curto período, a poupança é o que mais se usa, é o mais seguro e é o mais fácil de usar. Permite que se a pessoa precisar daqui um ou dois meses, consegue os recursos de volta com um pequeno rendimento. Mas se ele sabe que não vai usar o dinheiro por seis meses ou um ano, pode procurar um rendimento fixo como o Plano Gerador de benefício Livre (PGBL) e Letras do tesouro", aconselha.

A orientação gratuita será realizada ainda em Ponta Grossa e Apucarana (12 de agosto), Maringá (14) e Cornélio Procópio (15). O EnTenda de Economia é uma das ações planejadas pelo Corecon/PR para comemorar os 66 anos da Lei 1.411/51, que regulamentou a profissão do economista. O projeto tem a finalidade de aproximar o economista da população, enaltecendo a importância da sua atuação em diversas áreas. O projeto começou há 17 anos, sob tutela do professor Moraes e depois foi encampado pelo Corecon. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.coreconpr.gov.br .