Curitiba - A estação-tubo da Rua Lourenço Pinto, que opera a linha de ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes, inaugurada no último sábado, estaria causando transtornos aos comerciantes da região, principalmente aqueles que atuam na quadra entre as ruas André de Barros e Pedro Ivo, no Centro.
Jair Viruel, proprietário da Gigapress distribuidora de jornais, calcula que o movimento no seu estabelecimento caiu 70% desde que a obra começou a ser realizada na rua, no segundo semestre de 2008. O maior problema apontado por ele é a ausência de locais para o estacionamento dos clientes. "O pessoal deixou de comprar porque não tem como carregar", observa. As obras da estação-tubo, que integram o projeto da Linha Verde, da Prefeitura de Curitiba, retiraram o espaço para estacionamento de uma lateral da via e alargaram a calçada para facilitar o trânsito de pedestres. De acordo com a assessoria da Urbs, empresa responsável pelo transporte coletivo na Capital, a linha atende a 32 mil usuários.
Apesar desse grande volume de pedestre transitando defronte aos estabelecimentos da região, a comerciante Maria Sueli Consul, dona da Ávila Presentes, é pessimista e relação ao impacto do projeto. Ela alega que seu movimento diminuiu 50% desde que a obra suprimiu a faixa para estacionamento na rua. Essa diminuição não estaria sendo compensada pelo movimento dos usuários da linha. "O pessoal do ônibus vai para o trabalho, não está passeando", observa. Em seis anos de atividade, ela diz estar vivendo a pior fase do negócio, pois além da queda nas vendas, ela teme pela sua segurança. Segundo ela, tornou-se mais constante a presença de indivíduos suspeitos na região promovendo furtos e algazarra. "Sábado não dá para ficar", avalia.
Outro problema apontado pelos comerciantes é a mudança no trânsito da região. Desde que foi inaugurada a linha de ônibus, os motoristas que seguem pela Avenida Visconde Guarapuava não podem fazer conversões à direita na Rua Lourenço Pinto. O médico Cláudio Paciornik, que tem uma clínica na mesma altura do tubo, afirma que vai procurar a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) para tentar rever essa mudança. "É um pessoal muito específico que trafega pela Lourenço Pinto, não é via de passeio nem atalho, não atrapalha ninguém", alega.
A Urbs, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o tubo foi inaugurado há apenas uma semana e, portanto, ainda estaria em um período de ajustes. A empresa afirma que a prioridade do projeto é o transporte coletivo e que um grande número de pessoas se beneficia com a obra.