A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) realizou ajustes nos horários das linhas 204 – Tito Leal, 214 – Conjunto Jamile Dequech, 215 – Novo Perobal, 219 – Nova Esperança, 260 – Usina Três Bocas e 270 – Selva, todas na zona sul de Londrina. Na segunda-feira (9) entrou em vigor uma tabela para a saída dos ônibus do Terminal Acapulco e dos bairros durante os períodos de entrepico; das 9h às 11h, das 14h às 16h30 e após as 19h.

De acordo com o gerente de Transporte da companhia, Wilson de Jesus, as alterações foram feitas porque o tempo registrado entre o deslocamento do Acapulco até as localidades atendidas pelos veículos não condizia com os horários aplicados nas tabelas. Dentre as razões para o aumento na duração das viagens estão a expansão de itinerários e, principalmente, as modificações no acesso a diversos bairros da zona sul devido às obras de duplicação da PR-445.

"Foi detectado que, com as mudanças estruturais na rodovia, os motoristas não estavam conseguindo cumprir os horários previstos em tabela. A chegada dos carros ao Terminal Acapulco e aos bairros vinha registrando atrasos e, para resolver a situação, a CMTU decidiu estabelecer novas escalas", explicou o gerente. Ele ressaltou, no entanto, que não houve a retirada de veículos das linhas e que, nos períodos de rush - início da manhã, hora do almoço e final da tarde – os horários seguem sem alterações.

Jesus afirmou que, apesar do acréscimo no tempo dos deslocamentos, não houve crescimento no número de usuários que justificasse a circulação de mais ônibus. "A colocação de mais carros, para que a oferta de transporte estivesse de acordo com as tabelas, implicaria na ampliação de custos com o pagamento de insumos, mão de obra e desgaste dos veículos. Isso, sem um mínimo de clientes que garantisse a saúde financeira do sistema. Então, a saída encontrada foi embutir nos horários oficiais de partidas os intervalos até então tidos como atrasos", detalhou.

SERVIÇO - As escalas de funcionamento do transporte coletivo em Londrina podem ser acessadas no site da CMTU, no endereço www.londrina.pr.gov.br, bem como nos portais das concessionárias TCGL e Londrisul. Para tirar dúvidas quanto às alterações efetivadas nas linhas da zona sul, os usuários podem entrar em contato com a companhia pelo telefone 3379-7967 ou, ainda, pelo endereço de e-mail [email protected], junto ao Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC). Os canais de comunicação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.