Em visita a Londrina ontem para participar do Fórum Permanente de Acessibilidade, o engenheiro Carlos Roberto Giublin disse que alternativas para o problema das calçadas devem vir ainda a longo prazo. ''Existem calçadas que são verdadeiras armadilhas. O pior absurdo que podemos ver também é quando uma pessoa precisa andar na rua até mesmo pela falta dela'', ressaltou.
É a segunda vez que Giublin vem para Londrina pra discutir o assunto. Segundo ele, o assunto já foi debatido em diversos seminários pelo Brasil e a ideia é fazer com que os municípios padronizem as exigências para construção da calçada. ''Justamente pelo fato do munícipe ser responsável é que ocorrem problemas. Cada um acaba fazendo do jeito que quer. Não é assim que vivemos num ambiente público.''
O engenheiro explicou também que a norma 9.050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 2004 possibilita um padrão de de acessibilidade em todos os ambientes públicos, prédios, calçadas, entre outros. ''A norma explica como conviver com os obstáculos como a árvore e telefone'', afirmou Giublin, gerente regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP Sul). Ele participou do evento realizado ontem à noite, promovido pelo Crea, em parceria com o Sinduscon, Ceal e prefeitura e apoio da ABCP.