O Museu Histórico de Londrina "Padre Carlos Weiss" completa na próxima terça-feira (18) 42 anos de criação.

O início de suas atividades foi no ano de 1970, no porão do Colégio Hugo Simas. Em 1974 passou a ser Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina. Para melhor adequação do acervo, em 1984, 10 anos depois, foi assinado convênio de Cooperação Cultural entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina para ocupação do prédio da antiga Estação Ferroviária.

O município entregou o prédio restaurado e o Museu passou a ocupar uma área de 2.670 m² de construção, localizado em uma área de 11.973m². Em 1987 o Museu já estava funcionando na antiga Estação Ferroviária.

Visando uma melhor adequação de seus acervos e definição de objetivos, em 1997, iniciou o processo de revitalização com a ajuda de profissionais especializados, juntamente com voluntários de diversas áreas, através da Associação dos Amigos do Museu - ASAM, empresas londrinenses e a sociedade em geral. Em dezembro de 2000, o Museu Histórico foi reaberto ao público com espaços adequados para exposições e para preservação de seus acervos.

Atualmente o Museu funciona com os seguintes espaços: Galeria Histórica; Galeria de Mostra Temporária; Setor de Biblioteca e Documentação; Setor de Imagem e Som; Setor de Museologia; Laboratório Fotográfico; Setor de Divulgação; Secretaria e Diretoria.

Além das visitas diárias ao Museu que somam em torno de 30 mil visitantes ao ano, o Museu é também, um prestador de serviços. Desenvolve atividades culturais e educativas mensalmente com apresentações artísticas, oficinas e visitas monitoradas através de vários projetos voltados à Comunidade.

O Museu fica aberto a visitação pública no horário de terça a sexta-feira das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Sábados e domingos das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.